PNAE

IF Goiano elabora Política de Alimentação e Nutrição

Publicado: Terça, 29 de Mai de 2018, 19h31 | Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 17h25 | Acessos: 1983

Ação visa consolidar o Programa Nacional de Alimentação Escolar no IF Goiano. Servidores envolvidos participam de capacitações e propõem atividades de sensibilização para os campi da Instituição.

Com o objetivo de consolidar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na Instituição, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza ações com o objetivo de elaborar e implementar a Política Institucional de Alimentação e Nutrição. As atividades são desenvolvidas pela Comissão de Elaboração e Implantação da Política de Alimentação e Nutrição do IF Goiano, composta por todas as nutricionistas da Instituição.

A ação inicial foi elaborar uma orientação normativa para tratar sobre a execução do Pnae e mobilizar as unidades que até então não executavam o recurso destinado pelo Programa. O documento foi finalizado e publicado em fevereiro deste ano. "O Programa é para atendimento da alimentação escolar dos alunos do ensino básico, que é um dos públicos atendidos pelo IF Goiano", explica a nutricionista da Reitoria, Daniela Custódio.

A nutricionista relata que, a partir desta Orientação, a comissão decidiu elaborar normativas sobre assuntos relacionados à alimentação e nutrição no IF Goiano, bem como sobre as cantinas escolares, restaurantes estudantis e sobre o Programa de Aquisição de Alimentos, dentre outros assuntos. A intenção é que esses documentos sirvam de base para a elaboração da política institucional que aborde todos os assuntos.

Além da elaboração de documentos a Comissão estão envolvidos em capacitações relacionadas à temática. Os servidores participaram do curso “Gestão do PNAE e PAA - Compra Institucional no Âmbito da Rede Federal EPCT”, ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Por meio do curso, a Comissão participou também, nos dias 15 e 16 de maio, do II Seminário Nacional sobre o PNAE e PAA nas Instituições da Rede Federal, que teve como objetivo promover um espaço de discussões de forma participativa e compartilhada sobre os desafios e avanços do programa na Rede. Para a nutricionista do Campus Morrinhos, Paula Medeiros, o evento foi importante por proporcionar um melhor entendimento das legislações que regem o Programa, além de favorecer trocas de experiência entre os profissionais, fortalecendo a implantação do Pnae na rede Federal. "A participação do FNDE e da Setec foi bem importante para ratificar a articulação com a rede federal e também a relevância do controle social para execução do PNAE”, conclui.

Sensibilização - Em continuidade às ações para elaboração e implantação da Política Institucional de Alimentação e Nutrição, a Comissão, com o apoio da Diretoria de Assistência Estudantil, está organizando um treinamento que será ministrado pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (UFG). A capacitação será aplicada aos campi do IF Goiano com o objetivo de promover entendimento do Pnae e uma melhor execução do programa na Instituição. Essas atividades acontecerão na Reitoria do Instituto.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: