IF Goiano Internacional

Alunos embarcam para estágio no exterior

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 16h24 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 09h19 | Acessos: 1467

Atividades serão realizadas na Holanda, Canadá, Estados Unidos e Colômbia. Estudantes foram selecionados por meio do edital do Programa IF Goiano Internacional.

Os alunos selecionadas pelo Programa IF Goiano Internacional embarcaram, essa semana, para estágio no exterior. Cada estudante foi contemplado com bolsa no valor de R$ 10 mil reais e ao longo de três meses realizarão atividades no país escolhido. Os destinos foram Holanda, Canadá, Estados Unidos e Colômbia. A seleção foi realizada por meio do edital nº 1 de 2018, da Coordenação para Assuntos Internacionais (CAI) da Instituição.

Cheios de entusiasmo e ansiedade, os alunos estiveram na Reitoria, na quarta-feira, 24, para reunião com o reitor e a CAI. Em sua primeira experiência com intercâmbio, a aluna do curso de Agronomia do Campus Rio Verde, Eide Pulcena, vê a oportunidade como realização de um sonho. "Definiria essa fase da minha vida como sendo uma mistura de felicidade, satisfação e principalmente ansiedade", conta. A estudante realizará estágio no laboratório de biologia celular e molecular da faculdade de Ciencias Biológicas da Universidade de de Guelph, no Canadá.

Sobre os planos de como aproveitar todo conhecimento adquirido durante esse período no exterior, a estudante do curso de Agronomia do Campus Iporá, Talita Cajango, espera conseguir compartilhar aqui o que a experiência lhe proporcinará. Ela realizará estágio na Holanda, na área de suinocultura. "Quero passar todo meu conhecimento adquirido aos meus colegas da faculdade, fazer projetos científicos visando melhorar algo na sociedade e aprimorar as técnicas feitas no meu campus", conta.

Já Eide planeja aproveitar o intercâmbio como bagagem para dar seguimento nos estudos. " Quando voltar para o Brasil quero ingressar no mestrado, para que eu possa posteriormente realizar parte do doutorado no exterior!", relata. Além delas, foram contemplados também as alunas Nathália Horrana e Vitória Régia, do Campus Rio Verde, e o estudante Alexandre Lopes, do Campus Ceres.

Na ocasião, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, fez questão de demonstrar seu orgulho pela conquista de seus alunos e os parabenizou pelo esforço de cada um em seguir com seus objetivos profissionais. De acordo com a CAI, a previsão é que o próximo edital para cursos superiores seja divulgado em março de 2019.

Idioma - Estudante de inglês desde os 11 anos de idade, para Eide o intercâmbio além de agregar conhecimento científico para sua área, será uma oportunidade de aprimorar sua prática com outro idioma. Mas, segundo o coordenador para Assuntos Internacionais substituto, Markus Oliveira, "muitos alunos perdem a oportunidade porque deixam para a última hora o aprendizado das línguas estrangeiras". Por isso, a coordenação incentiva os estudantes a começarem a se preparar desde cedo, principalmente no que se refere às línguas estrangeiras.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: