JIF Centro-Oeste

A grande estrutura por trás dos Jogos

Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 21h20 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 10h17 | Acessos: 1051

Para promover a etapa Centro-Oeste do torneio, trabalho de diversas equipes foi mobilizado, envolvendo dezenas de profissionais.

imagem sem descrição.

Para receber os mais de 600 atletas, vindos das quatro unidades federativas do Centro-Oeste, para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recrutou uma equipe de peso. É o que conta o professor Iuri Ribeiro, servidor do Campus Trindade e presidente da comissão organizadora desta edição.

A começar pela própria comissão, que envolve noves servidores em diversas áreas – organização central, cerimonial, hospedagem e recepção, programação cultural, transporte, comunicação, secretaria e coordenação técnica e desportiva. Em cada uma dessas, outros servidores, de diversos campi do IF Goiano, complementam a equipe, responsável por fazer a competição ocorrer de fato.

“Nós temos na organização todos os professores de Educação Física do IF Goiano envolvidos, 20 profissionais, sendo que cada modalidade tem um desses professores como coordenador – por exemplo, o professor Rone Clei coordena o handebol, professor Matias Noll o atletismo, e assim vai”, conta Ribeiro. Outros aspectos fundamentais, como transporte e alimentação, estão na mão de pessoal que integra a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto.

Para garantir a segurança e saúde dos estudantes, uma equipe médica multiprofissional foi recrutada. Dela participam cinco profissionais do Subsistema de Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), comum ao IF Goiano e ao Instituto Federal de Goiás (IFG), a equipe de Unidade de Terapia Intensiva móvel contratada, e corpo de socorristas do Exército Brasileiro.

Conforme explica Ribeiro, a equipe está a postos para atender a todo o tipo de ocorrências, embora o volume de solicitações não tenha indicado incidentes graves: “Até o momento tivemos mais de 30 atendimentos médicos, mas nada que envolvessem lesões sérias. Atendimentos comuns à dinâmica de jogo mesmo. Hoje deve aumentar um pouquinho, por ocasião das competições de judô”, explica o professor.

As disputas, já em seu terceiro dia de realização, têm ocorrido de forma tranquila, sem eventos que atrapalhassem a tabela de competições. O único imprevisto, aponta o presidente da comissão organizadora, foi referente às provas de atletismo, iniciadas hoje. “Tivemos um imprevisto porque a Universidade Federal [de Goiás] nos pediu para adiar o início da competição, e as provas, com previsão para terminar às 11h, acabaram quase às 13h. Mas foi só isso”, narra Ribeiro.

Próximas partidas – As competições de natação foram as primeiras a serem encerradas, na manhã desta sexta-feira, seguidas do judô, no início da tarde. O tênis de mesa, iniciado no período vespertino, tem previsão de ser concluído ainda hoje. As provas de atletismo ocorrerão até a manhã deste sábado, 1ª de setembro, também no Campus Samambaia da UFG. Por fim, há o xadrez, cujas disputas ocorrem deste quinta-feira, 30, e devem ser encerradas no sábado 1º.

Na manhã do sábado ocorrerão as últimas rodadas das modalidades coletivas – handebol, futebol de campo, futsal, vôlei, vôlei de praia e basquete – e na parte da tarde, as semifinais dessas modalidades. As partidas finais estão previstas para a manhã de domingo, 2 de setembro. Já a premiação ocorrerá em duas etapas – na noite de sábado para as modalidades individuais e no fim da manhã de domingo para as coletivas.

Cobertura Especial para o JIF 2018 - Etapa Centro-Oeste

Crédito das fotos: Tiago Gebrim e José Paulo Lacerda