Agente de transformação para a realidade ambiental de Campos Belos

Publicado: Quinta, 23 de Mai de 2019, 10h16 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 20h31 | Acessos: 1381

Ao todo, mais de 6.500 mudas já foram produzidas e grande parte delas já foi plantada e doada a pessoas interessadas. Ser um agente de transformação no meio ao qual está inserido é uma de nossas finalidades.

Plantio de mudas durante aula prática do curso técnico em Agropecuária.
imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Campos Belos, atento aos problemas ambientais do município, do estado e do país, e ainda comprometido com a formação integral de seus alunos, iniciou em 2018 um projeto inovador nesta área.

Mesmo quando o campus estava sediado em área urbana e em prédio alugado, foi construído de forma improvisada, mas funcional, um pequeno viveiro para produção de nativas do cerrado e fruteiras domésticas. O projeto contou com o apoio dos servidores e discentes da instituição. A ideia, a priori, seria produzir mudas utilizando materiais descartáveis como caixas Tetra Park e garrafas pets. Para isso foi colocada em um ponto de comércio da cidade, recipientes para coleta. Para nossa surpresa, foi muito bem aceita a ideia por toda a população. Foram utilizados também saquinhos convencionais, porque como o projeto tem foco no ensino, entendemos que seria necessário fazer as duas formas, com pets (para mostrar que é possível reutilizar e economizar) e com saquinhos convencionais (para aqueles alunos que poderão vir a trabalhar com grande escala de produção, que é sem dúvida um excelente nicho de mercado).

Dessa forma, produziu-se até os dias de hoje em torno de 6.500 mudas. No projeto inicial o objetivo seria: utilizar essas mudas  em recuperação de nascentes do município, distribuir para agricultores familiares, quilombolas e ainda  implantar o SAF ( Sistema Agroflorestal), projeto este,  inédito na região. Iniciamos a recuperação de uma nascente do córrego Gameleira que  passa às margens da Fazenda-Escola do IF Goiano. O SAF é um projeto inovador que traz inúmeros benefícios aos agricultores, pois ensina os alunos e as comunidade uma forma sustentável de recuperar áreas degradadas gerando emprego e renda familiar.

Em 2018 foi possível viabilizar uma parceria com outras instituições para a recuperação da principal nascente do Ribeirão Montes Claros, responsável pelo abastecimento hídrico da cidade de Campos Belos. Instituições como o Rotary Club de Campos Belos, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura Municipal de Campos Belos, a Saneago, a Universidade Estadual de Goiás - Campus Campos Belos, a Emater, dentre outras, fazem parte do Projeto Ser Natureza, encabeçado pelo Ministério Público e que veio agregar mais força às ações iniciadas por este campus.

Para o ano de 2019, o Diretor-Geral Prof. Fabiano Arantes e o Técnico em Agropecuária, Heleno Lima, já vislumbram a produção de mais mudas, haja vista que a nova sede se encontra em pleno funcionamento com espaços suficientes  para um grande projeto. Desta forma, o Campus Campos Belos  vem  cumprindo seu  papel de agente transformador do meio ao qual está inserido.

Clique aqui e acesse mais imagens

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos