Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Iniciados os trâmites para instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia solar

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 19h54 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 08h31 | Acessos: 1393

Com a ligação de energia em nossa subestação e a criação do registro da nova unidade consumidora, já é possível dar andamento à instalação dos painéis. Previsão de conclusão do serviço é de 60 dias.

Os 11 (onze) módulos de placas fotovoltaicas serão instalados nas faces do telhado viradas para o norte, aumentando a eficiência da geração de energia.
Os 11 (onze) módulos de placas fotovoltaicas serão instalados nas faces do telhado viradas para o norte, aumentando a eficiência da geração de energia.

Na última terça-feira, 10, uma equipe da Enel fez a ligação de energia definitiva de nossa subestação. Até então, o Campus Campos Belos funcionava apenas com uma unidade consumidora que era utilizada pela construtora responsável pela obra. Os ares condicionados não funcionavam, os laboratórios ainda permaneciam desativados e o consumo nos demais ambientes era racionado.

Com a extensão da rede concluída e a subestação em funcionamento os laboratórios especiais já estão sendo estruturados para que funcionem em sua plenitude.

No entanto, a estimativa é de que o consumo de energia aumente em torno de 200% com o uso de todos os equipamentos. Buscando minimizar os custos, já está em vigor no campus um horário específico para funcionamento dos ares condicionados, somente no período da tarde e parte da noite. Tal medida se justifica por conta dos bloqueios orçamentários realizados no mês de maio.

Além disso, pensando na sustentabilidade e em formas de aumentar a economia no consumo de energia elétrica, ainda no ano de 2018, por meio de uma emenda parlamentar do então Dep. Federal Pedro Chaves, foram empenhados 11 módulos de placas fotovoltaicas. A potência total desses módulos é de 55 kWp e a expectativa é de que essa potência se traduza numa economia mensal de R$ 7.000,00 (sete mil reais), o que já auxilia muito na gestão do orçamento de custeio do Campus Campos Belos.

Com a criação da nova Unidade Consumidora (UC), que ocorreu na data de hoje, 17, a empresa responsável pela instalação dos painéis já deu entrada com o projeto junto à ENEL. A previsão é de que a aprovação do projeto seja feita em até 30 dias. Após sua aprovação, em mais duas semanas os painéis já estarão instalados e em funcionamento.

Abaixo segue as informações sobre a aquisição e o serviço de instalação a ser executado:

Nº do Processo: 23728.000183/2018-17

Nº da Nota de Empenho: 2018NE800127

Valor da Aquisição: R$ 291.500,00

Empresa Responsável: FLASH SOLUÇÕES EM IMP. E EXPORTAÇÃO, PROD. E SERVIÇOS EIRELI-ME

Assessoria de Comunicação Social e Eventos – Campus Campos Belos

Fim do conteúdo da página