Projeto de Extensão "MAIS AGRO menos tóxico - segunda edição" é finalizado.

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 17h42 | Última atualização em Domingo, 09 de Dezembro de 2018, 01h10 | Acessos: 753

O projeto de extensão foi uma ação do Grupo CAE - Conservação de Agroecossistemas e Ecotoxicologia. A execução do projeto teve o apoio e participação de parceiros externos.

imagem sem descrição.

O projeto "MAIS AGRO menos tóxico", coordenado pelo Prof. Dr. Althiéris Saraiva, teve início em agosto de 2018. Primeiramente, com formação para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano - Campus Campos Belos (Lainara Carvalho - aluna Bolsista; Kaique Machado - aluno voluntário; Rafael Cirqueira - aluno voluntário). Adicionalmente, o Projeto "MAIS AGRO menos tóxico" capacitou produtores rurais da comunidade rural Barreirão, município de Campos Belos - GO.

A capacitação dos produtores rurais ocorreu através de palestra e curso. A palestra intitulada "Impactos de Agrotóxicos Sobre o Meio Ambiente e a Saúde Humana" teve por objetivo despertar a atenção dos produtores rurais para os efeitos deletérios de agrotóxicos sobre a biodiversidade e suas consequências. O curso abordou temáticas como: o uso e toxicidade de agrotóxicos; noções da legislação brasileira no tocante aos agrotóxicos; mercado clandestino de agrotóxicos; o ciclo vicioso do uso de agrotóxicos na agricultura; importância do uso de EPI; métodos de descarte de embalagens e resíduos de agrotóxicos; impactos de agrotóxicos sobre ecossistemas aquáticos, ecossistemas terrestres e saúde humana (produtor e consumidor); também métodos alternativos de manejo sustentável na agropecuária (ministrado pelo Eng. Agrônomo Heleno Filho, técnico em agropecuária do Campus Campos Belos) e compostagem doméstica (aluno Rafael Cirqueira).

A execução do projeto teve o apoio e participação de parceiros externos, a exemplo da Empresa Gomes Lima Ltda (Wandson Lima e Ismael Neto).

Para visualizar mais fotos do projeto, clique aqui.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos