Férias Científicas, uma forma inovadora de aproximar os jovens da ciência

Publicado: Sábado, 06 de Julho de 2019, 14h35 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 15h41 | Acessos: 1082

Participantes vieram de sete escolas, dos municípios de Ceres, Carmo do Rio Verde, Rianápolis e Uruana. Projeto durou três dias, com imersão total no campus

Por Tiago Gebrim
Fotos: equipe do projeto

Com alta aprovação dos participantes e de seus pais, o Campus Ceres concluiu nesta quinta-feira, 04 de julho, a primeira edição de seu projeto Férias Científicas. Inovador entre as instituições de ensino em Goiás, o projeto selecionou 26 estudantes de escolas públicas da região, em fase de conclusão do Ensino Fundamental, para uma imersão de três dias no campus.

As Férias Científicas se iniciaram no dia 02 de julho, com apresentação do Campus Ceres. As atividades foram variadas, e envolveram principalmente as áreas de Tecnologia da Informação, Ciências Agrárias e Ciências da Natureza. Para receber todos os estudantes, foi montada uma equipe com 17 monitores, oriundos de diferentes cursos da unidade. Eles acompanharam os participantes nas oito atividades realizadas ao longo dos três dias, além de visitas a dependências do Instituto, momentos de prática esportiva e durante alimentação e repouso.

Em entrevista concedida à Rádio Legal FM, de Ceres, participantes enalteceram o projeto e as ações envolvidas. O único lamento foi em relação à duração, que consideraram curta. “Foram as melhores férias que eu já tive. Aprendi muita coisa, conheci muita gente. E são todos muito bons, amigáveis, hospitaleiros, e cuidaram muito bem de nós”, contou Joana Lacerda.

Para Júlia dos Santos e Karlos Daniel Alves, as Férias Científicas também auxiliaram em decisões sobre caminhos profissionais. “Este projeto, além de popularizar a ciência, com certeza abriu nossa mente em sentido ao que queremos para nosso futuro. Foram cursos de muita qualidade, professores muito bons, e estudantes que se voluntariaram a nos ensinar também”, disse Júlia. Os laboratórios despertaram interesse especial em Karlos Daniel: “Em nossas escolas não tem essa oportunidade de conhecer laboratórios. Eu mesmo sabia pouca coisa, e [o projeto] já abriu minha mente sobre o curso: quero ser biólogo. Muitos de nós estávamos em dúvida e creio que ajudou muita gente”, informou.

Ciência ao alcance de todos – Segundo o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, tornar a ciência acessível foi a força motriz do projeto. “Nosso foco é popularizar a ciência, principalmente. Aqui na região, nem todas as escolas têm condição de ter um laboratório com equipamentos de química, biologia, química... Nós assumimos este desafio de popularizar isso. Nossos jovens precisam ter acesso e conhecer o que o IF Goiano tem a ofertar a eles”, explicou Mateus.

O gerente de Extensão da unidade, Fausto Filho, foi responsável pela coordenação direta do projeto, e comemora os resultados. “Os meninos não queriam ir embora, queriam que o projeto durasse mais dias… Acho que este é o nosso papel como servidores, que é servir à comunidade, e nós fizemos isso da melhor forma que pudemos. E agradeço muito aos estudantes, que chegaram e abraçaram o projeto”.

O projeto quebrou a “rotina” do período de férias do campus, envolvendo servidores e estudantes em uma rotina de três turnos. Os pais dos participantes eram informados de tudo por meio de comunicação no celular, e puderam acompanhar, indiretamente, as atividades. O resultado foi a aprovação do projeto por todos, com agradecimentos e pedidos de novas edições. “Foi um projeto de muito esforço, trabalhamos em três turnos durante todos os dias, mas valeu a pena. Tudo o que ouvi, dos participantes e de seus pais, dos monitores, dos servidores, mostra que atingimos nosso objetivo”, conclui o gerente de Extensão.

Ascom Campus Ceres