Casa cheia na abertura do Integra

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 14h31 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 23h29 | Acessos: 698

Evento reúne até sexta-feira, 4, mais de mil participantes para discutir ensino, pesquisa e extensão.

Por Juliana Luiza Canêdo
Fotos: Juliana Luiza Canêdo

Abertura oficial do evento foi realizada na noite de terça-feira, 1

O Integra IF Goiano começou na noite de terça-feira, 1 de outubro, com casa cheia. O Auditório  Multifuncional do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres ficou lotado de alunos, servidores e participantes de todos os 12 campi da Instituição e de 20 municípios diferentes, inclusive de outros estados.

O evento é uma iniciativa inédita na Instituição: trata-se do primeiro que une ensino, pesquisa e extensão – o maior encontro de eixos e estudantes que o Instituto já realizou. São quase mil participantes confirmados e 650 trabalhos científicos que serão apresentados até sexta-feira, 4.

A cerimônia de abertura teve início pontualmente, às 19 horas. Uma contagem regressiva no telão marcou o começo das atividades, com apresentação da Banda de Percussão do Campus Ceres, afinal, o Integra também é cultura. O repertório teve de Queen a Beyoncé, deixando a plateia de estudantes empolgada.

Em seguida foi composta a mesa diretiva, formada por representantes do Ensino, da Pesquisa e da Extensão do IF Goiano, além da organização do evento, da gestão do Campus Ceres e dos poderes Executivo e Legislativo da cidade anfitriã.

O presidente da comissão organizadora do Integra, Adriano Honorato, fez questão de reunir todos os membros à frente do palco para enfatizar a importância do trabalho em equipe e da formação cidadã. “Acredito na formação integral dos nossos alunos e tenho a certeza de que eles jamais se esquecerão da experiência vivida para a concretização deste evento”, ressaltou.

Representando o reitor do IF Goiano Vicente de Almeida, o pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, o Integra está sendo organizado há mais de um ano e realizá-lo foi um grande desafio devido às dificuldades econômicas e orçamentárias. “Mas quando se tem boa vontade e confiança tudo é possível, por isso precisamos realmente exaltar o trabalho das pessoas que contribuíram para que esse evento fosse possível”, destacou.

Após as falas da mesa diretiva houve o encerramento das atividades do primeiro dia, com apresentação do Coro Sinfônico Jovem de Goiás. Os profissionais de Goiânia apresentaram diversas canções, entre elas Chega de Saudade, de Tom Jobim. Na ocasião, o maestro Weber Assis homenageou o coral Ad Gloriam, do Campus Ceres, que está completando 25 anos.

Programação
 - A ideia do Integra é, realmente, integrar eixos, áreas de atuação e pessoas. Ele abarca os já conhecidos Congresso Estadual de Iniciação Científica (Ceict) e o Simpósio de Extensão (Simpex), além de abrir espaço para o novo Congresso de Ensino (Ceif). Até sexta-feira (veja abaixo), serão realizadas dezenas de palestras, mesas-redondas, oficinas/workshops e apresentações de trabalhos científicos. Há palestrantes convidados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Goiânia.

Dentre as atividades de quarta-feira, 2, estão previstas as palestras Curricularização da ExtensãoFitoterapia e Inovação e Pesquisa no Estado de Goiás. Todas serão realizadas no Auditório Multifuncional do Campus Ceres. Além das palestras, serão realizadas diversas oficinas, como Ensino Médio IntegradoUso do Lúdico na Educação dos SurdosAnálise de SoloEscrita Descomplicada e até Pizza.

Haverá, também, a mesa-redonda O Lugar Negro da História do Brasil: Debatendo as Políticas de Ações Afirmativas  e os minicursos Planeje Melhor seu Pitch e Inclusão: Aprendizagem Lúdica. A noite será marcada por um momento bastante aguardado: o 3º Festival de Música do IF Goiano, com candidatos oriundos de oito campi da Instituição (conheça os competidores abaixo).

Incentivos
 – Para motivar o público do Integra, a comissão organizadora desenvolveu um jogo de pontos por meio do qual os inscritos ganham adesivos a cada atividade da qual participa. Aqueles que os acumularem poderão trocá-los por brindes na “Lojinha do Integra”, que contém sacolas, botons, camisetas, entre outros. Os pontos podem, eventualmente, serem substituídos por cursos ou outras atividades propostas pelos palestrantes. Além da participação, a sustentabilidade também está sendo incentivada com a adoção de copos/garrafinhas ao longo do evento para o consumo de água.

Acesse a programação completa do Integra

Conheça os participantes do Festival de Música

Acompanhe:

Integra IF Goiano começa na terça-feira, 1 de outubro

Diretoria de Comunicação Social e Eventos (Ascom Reitoria)