IF Goiano discute Inteligência Artificial na abertura do MNCT

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 16h38 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 19h56 | Acessos: 362

Roda de conversa, transmitida ao vivo, marcou o início do Mês da Ciência de Tecnologia do IF Goiano

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na noite desta quinta-feira, 8 de outubro, a abertura do Mês Nacional da Ciência e Tecnologia do IF Goiano (clique e assista a cerimônia). A solenidade teve participação de diretores-gerais de todas as unidades do IF Goiano e culminou na roda de conversa "Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência brasileira", que também é o tema escolhido para 2020 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Abrindo a Roda de Conversa, o pesquisador Anthony Abrahan, da Florida International University, discutiu sobre o uso de robôs no contexto da sociedade atual, com o uso da inteligência artificial e com capacidade de tomada de decisões autônomas. "No meu laboratório, trabalhamos com robôs que lidam com lixo nuclear originado na segunda guerra mundial", explIcou. O pesquisador tem experiência com sistemas autônomos, que possuem capacidade de tomar decisões e não necessitam de operação manual de pessoas para o funcionamento.

O pesquisador Fábio Rafael Felice, do hub de inovação e empreendedorismo Minas Tecnologia e Inovação, realizou apresentação sobre Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e explicou que ela é uma rede de objetos conectados por meio de uma tecnologia embarcada. "Temos aplicações de internet das coisas de, por exemplo, smart home, que trabalha com as coisas mais diversas possíveis. Mas poderíamos, por exemplo, até começar a controlar nossa demanda de suprimentos dentro de casa", explica.

O evento é parte da programação de atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No IF Goiano as atividades se iniciaram na segunda-feira, 5 de outubro, com atividades do Campus Avançado Ipameri e se encerrarão em 31 de outubro, com ações do Campus Rio Verde.

Diretoria de Comunicação Social/ IF Goiano