Campus Ceres dá início ao seu 9º Simpósio de Iniciação Científica

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 20h03 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 19h51 | Acessos: 577

Evento reúne trabalhos de Pibic, Pibiti e equivalentes realizados entre 2019 e 2020 na unidade

Por Tiago Gebrim

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu início à nona edição de seu Simpósio Interno de Iniciação Científica (Siic). O evento congrega cerca de 100 trabalhos de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, de todos os cursos de graduação e Ensino Médio Técnico da unidade.

Realizado pela primeira vez de forma remota, o Siic teve início com participação do doutor em Microbiologia Marcus Vinícius Souza, que apresentou a palestra Pesquisa científica em período de pandemia. A mostra de trabalhos, realizada durante a tarde desta quinta, ocorreu simultaneamente em cinco salas virtuais, todas na plataforma Google Meet.

Os trabalhos apresentados se estendem pelas principais áreas de cursos da unidade – Ciências Agrárias, Educação e Tecnologia da Informação – e outras, como Artes, Letras e Linguística. Trata-se de projetos desenvolvidos no último ciclo, realizado entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020. Os trabalhos concorrerão em oito categorias, além da tradicional classificação trina, que agrupa todos os projetos apresentados. São elas:

• Destaque por sala virtual
  • Destaque Ensino Médio Técnico
  • Destaque Agronomia
  • Destaque Zootecnia
  • Destaque Sistemas de Informação
  • Destaque Ciências Biológicas
  • Destaque Química
  • Destaque Letras, Artes e Linguística
  • Classificação geral no Siic: 1º, 2º e 3º lugar

Conforme conta a chefe da Divisão de Iniciação Científica do Campus Ceres, Flávia Abrão, a finalização do ciclo de pesquisa tornou-se possível graças à readequação de metas realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano em face à pandemia de Covid-19. “Dessa forma, o estudante pôde concluir seus trabalhos por meio de atividades remotas, como revisão de literatura, análise estatística, tratamento de dados, entre outras”, explica.

A cerimônia de premiação dos trabalhos do Siic ocorrerá nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 18h, também virtualmente. Para assistir é só acessar a sala virtual do evento.

Ascom Campus Ceres