Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus Ceres pesquisa compostos com ação antitumoral

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 22h48 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 11h08 | Acessos: 456

Estudo já tem sua primeira fase concluída e aguarda fim da pandemia de Covid-19 para continuidade

Por Laryssa Silva e Tiago Gebrim
Fotos: Rafael Silveira

 

Equipe do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio do projeto de pesquisa denominado “Síntese e avaliação das propriedades estruturais de complexos de cobre (II) e zinco (II), busca sintetizar compostos com ação antitumoral e antifúngica. Projeto é realizado na área de Química, com participação de estudantes do bacharelado em Agronomia.

Coordenado pelo docente Rafael Gomes da Silveira, o projeto, já finalizado em sua primeira etapa, objetiva a síntese de novos compostos metálicos de cobre e zinco contendo moléculas que apresentam atividade. Ao longo da pesquisa, as estudantes Isabella Moreira e Maíza Souza participantes do projeto obtiveram dois compostos, com estrutura comprovada por meio de difração de raios X.

Silveira destaca o ineditismo do projeto e a dedicação das estudantes para obtenção dos resultados: “Este foi meu primeiro projeto de síntese de complexos inorgânicos aqui no campus, e em pouco tempo [as estudantes] conseguiram resultados que geralmente são obtidos no tempo do desenvolvimento de um mestrado, enfatiza.

A segunda etapa, prevista para o pós-pandemia de Covid-19, será verificar a efetiva ação antifúngica e anticâncer, sendo que, para essa última, o grupo terá auxílio de pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, que fará análise em laboratório específico da universidade.

 

 

 

Equipe IF na Cidade – adaptado pela Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página