Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres busca parcerias com Escola Agrícola de Uirapuru

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 25 de Setembro de 2021, 18h16 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 16h13 | Acessos: 1530

Gestores avaliam realização de projetos e intercâmbios entre as duas instituições, que têm em comum a atuação na formação profissional em Ciências Agrárias

Por Tiago Gebrim
Fotos: Cleiton Mateus

 


Gestores das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), junto ao diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, estiveram nesta quinta-feira, 23 de setembro, na Escola Familiar Agrícola de Uirapuru (Efau), no norte de Goiás. A visita teve como objetivo estreitar laços entre as duas instituições.

Criada em 2002 e com efetivo exercício a partir de 2004, a Efau atende aos filhos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária de Uirapuru e região, ofertando o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Da mesma forma foi o início do atual Campus Ceres, que teve sua história iniciada com a oferta do curso técnico em Agropecuária, nos idos anos de 1995.

Para o diretor-geral, Cleiton Mateus, é de interesse do Campus ampliar a interação entre IF Goiano e Efau: “Essa relação amigável já existe há algum tempo. Temos, por exemplo, egressos deles que estudam conosco. E há uma série de campos em que podemos contribuir - a expansão da pesquisa, dos projetos de ensino, da extensão, atuação conjunta em parcerias com as empresas, entidades”, explica.

Entre os pontos de destaque, estão a oferta do programa Férias Científicas aos discentes da Efau, o intercâmbio de vagas para estágio do curso técnico em Agropecuária e o envolvimento dos estudantes da Escola em projetos de extensão e de Iniciação Científica para o Ensino Médio Técnico. Além disso, Mateus sublinha o aumento da visibilidade da Escola e da pedagogia da alternância. “Podemos inclusive colocá-la como objeto de estudo, resgatando o histórico da Instituição. Eles têm uma riqueza lá e não tem nada escrito sobre isso”, explica.

 

 


Quem é a Efau - A Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau) surgiu buscando resolver a formação do jovem do campo, classe que entre 18 e 24 anos, em especial as mulheres, vão para os centros urbanos procurando trabalho, estudo, e um meio de sobrevivência. Através da profissionalização os jovens têm maiores possibilidades de continuar em suas propriedades, já que o grande entrave para a sua permanência está nas condições socioeconômicas.

Atualmente a Efau se encontra a 03 km do município de Uirapuru, na zona rural e à beira da GO-153. Possui uma extensão territorial de dois alqueires, dispondo de uma área para a produção agrícola e outra área para produção confinada de animais de pequeno e médio e grande porte. A Escola ministra o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, e o público atendido são jovens filhos de agricultores tradicionais e também da reforma agrária.

 

 

 

Ascom Campus Ceres - com informações da Efau

Fim do conteúdo da página