Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Alego realiza homenagem a pesquisadores goianos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 23 de Junho de 2025, 22h38 | Última atualização em Terça, 24 de Junho de 2025, 14h38 | Acessos: 181

Campus Ceres teve 10 cientistas homenageados pelo compromisso com o desenvolvimento científico do estado

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 23, uma sessão solene em homenagem aos pesquisadores e cientistas de Goiás. A solenidade foi proposta pela deputada estadual Bia de Lima (PT), a fim de enaltecer e valorizar a produção científica goiana, além de reconhecer o papel inovador dos profissionais que se dedicam ao progresso científico do estado, com relevantes serviços prestados à sociedade.

A homenagem faz referência ao Dia do Pesquisador, celebrado no dia 8 de julho. Em seu discurso, Bia de Lima ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros. “É motivo de orgulho ser a primeira parlamentar a homenagear esses profissionais de todas as áreas do conhecimento, que têm papel fundamental no desenvolvimento da humanidade”, afirmou a parlamentar.

Entre os cientistas homenageados, 10 pertencem ao corpo de servidores do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). São eles: Priscila Selari, Priscilla Rayanne e Silva, Henrique Oliveira, Matias Noll, Eliane Rosa, Luís Sérgio Vale, Rhanya Rodrigues, Jhon Bezerra da Silva, Antônio Evami e Janaína Magalhães.

 

 

Durante o discurso, Bia de Lima também expressou preocupação com os crescentes ataques à ciência, à vacina e ao conhecimento. “Em pleno século XXI, voltamos a discutir temas que julgávamos superados desde a Idade da Pedra. Isso mostra o quanto é urgente valorizar o trabalho científico e ampliar o investimento em educação, inovação e pesquisa”, destacou.

A deputada fez um apelo para que a sociedade compreenda que investimento em ciência não é gasto, mas uma condição essencial para garantir dignidade, saúde e cidadania a todos os brasileiros. Ela também chamou atenção para a queda nas taxas de vacinação infantil, classificando o cenário como alarmante.

“Enquanto vemos pais questionando vacinas, no campo ninguém hesita em vacinar o rebanho, porque sabem que, sem isso, não há produção, não há mercado. Mas, por que não temos o mesmo zelo pela vida humana? É disso que estamos falando: garantir vida digna e não apenas força de trabalho”, pontuou.

Por fim, Bia reafirmou seu compromisso com a ciência e a educação. “O trabalho de vocês baliza decisões políticas. Sem pesquisa não há inovação e sem inovação não tem conhecimento. Reafirmo meu compromisso com a ciência”, conclui.

 

 

Gabinete Dep. Bia de Lima - adaptado pela COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página