Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres conclui o 3º ciclo do projeto Caminhos da Ciência & Tecnologia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 18h20 | Última atualização em Domingo, 14 de Dezembro de 2025, 12h51 | Acessos: 44

Iniciativa pioneira ao trazer estudantes do Ensino Fundamental para dentro de um Instituto Federal, projeto atuou com mais de 300 crianças ao longo de 2025

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriel Pereira e Wendell Rocha

 

Nesta última quinta-feira, 11 de dezembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a certificação do terceiro ciclo do projeto Caminhos da Ciência & Tecnologia. A iniciativa engloba a Prefeitura de Ceres e a Escola Municipal Pequeno Príncipe, envolvendo todos os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que cursam algumas disciplinas eletivas dentro do IF Goiano.

Em 2025, as crianças participaram de cinco diferentes eletivas desenvolvidas pelo Campus Ceres, conforme seu ano de estudo: Comportamento e Cultura Digital, Criação de animais, Educação Ambiental, História em quadrinhos e Inglês. Foram mais de 300 estudantes do 1º ao 5º ano envolvidos, que frequentaram as dependências da escola-fazenda semanalmente, ao longo do ano.

“A alegria destas crianças, quando chegam aqui no Campus, é o que traduz o Caminhos”, afirmou Marcela França, coordenadora do projeto e gerente de Extensão do Campus Ceres. “Toda vez que eu reúno com a minha equipe, eu falo ‘Olha, primeiro as crianças precisam ser felizes. Elas precisam gostar’. E a partir daí, pensamos no conteúdo. Não que o conteúdo não seja importante, mas a idade dessas crianças é uma idade de alegria. Então, se eles fazem atividade com alegria, com bagunça, então a gente vê que está no caminho certo”, afirmou.

E essa equipe, mencionada por Marcela, é robusta. Coordenada por ela, inicia-se com os servidores do Campus Ceres que são proponentes e orientadores das eletivas. A cada ano, professores e técnicos diferentes se alinham ao Caminhos da Ciência & Tecnologia, trazendo diversidade aos temas trabalhados. E, tão importante quanto eles, há o grupo dos estagiários, em sua maioria estudantes da unidade, que planejam as atividades e atuam diretamente com as crianças em sala de aula. Além deles, existe a equipe de apoio da Escola Pequeno Príncipe e o transporte escolar, que realiza o translado diariamente.

 

 

Durante as falas da mesa, Adriano Braga, diretor-geral do Campus Ceres, foi incisivo ao mostrar como este tipo de projeto é, fundamentalmente, o que muda a educação, no lugar da perseguição a índices. “Para mudar a educação precisa de coragem e parceria - neste caso, parceria do IF, da prefeitura e dos pais. Criticar talvez seja mais fácil que mudar. A gente tem que cumprir vários índices, mas é a formação integral que é mais importante. Eu tenho certeza que esses estudantes agora sabem que o leite não vem da caixinha, porque eles viram este processo aqui no campus, e sabem a origem do café, porque o café também é produzido aqui. Se houve esse aprendizado, não vai ser Ideb que vai nos medir, não vai ser Enem”, afirmou.

O vice-prefeito de Ceres, Marco Antônio Silva, elogiou a Escola Pequeno Príncipe pela qualidade da formação oferecida. “Quero aqui agradecê-los a todos por confiar na educação municipal. É uma educação hoje que vem trazendo resultado. Essa confiança tem muita entrega de todos os professores, não só do pequeno príncipe, mas da educação municipal, que hoje corresponde uma gama todinha na questão da Primeira Escola”. Ele também agradeceu ao IF Goiano pela experiência no Caminhos da Ciência & Tecnologia, destacando o impacto na curiosidade científica. “Este caminho que as crianças atravessam, os eixos [trabalhados] deixam elas cada dia mais experientes, com a curisidade mais aguçada, e aquirem uma cultura que poucos podem ter próxima hoje, como a dos animais de fazenda”, afirmou.

Olimpíada científica - Além da certificação, realizada a todos os participantes, dois estudantes se destacaram pela participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Foram os estudantes Davi AMaral e Sara de Castro, do 5º ano. “A OBI é uma competição organizada pela Unicamp e desafia o raciocínio lógico dos estudantes. Estes dois estudantes tiveram um desempenho excepcional, participando da olimpíada por meio da eletiva de Comportamento e Cultura Digital, e conquistaram a classificação para a disputada Fase Nacional”, afirmou a professora Ramayane Braga, responsável pela eletiva.

 

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página