Estudante do Campus Ceres é selecionado para Parlamento Jovem Brasileiro

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 17h58 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 20h47 | Acessos: 1003

Programa do Poder Legislativo seleciona anualmente 78 estudantes para experiência de uma semana na Câmara dos Deputados. Para participar, estudante elaborou projeto de lei para combate à intolerância no Brasil

Gustavo Faquim, do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, foi um dos três classificados goianos para o Parlamento Jovem Brasileiro
imagem sem descrição.

O estudante Gustavo Faquim, do curso técnico em Informática do Campus Ceres, foi um dos três selecionados em Goiás para o Parlamento Jovem Brasileiro. O programa, coordenado pela Câmara dos Deputados, é realizado anualmente, e propicia aos deputados jovens conhecer mais sobre os trâmites para elaboração de leis e ampliar sua compreensão do processo democrático.

A seleção é realizada por estado, e as vagas foram distribuídas conforme o número de representantes de cada unidade federativa na Câmara. Em Goiás foram três vagas: além de Faquim, do Campus Ceres, foram selecionadas duas estudantes, das cidades de Turvânia e Silvânia.

Para participar o estudante precisou escrever um projeto de lei, que foi analisado em duas instâncias. “Cada candidato redigiu seu projeto e o enviou à Secretaria de Educação (Seduce) de Goiás. Lá eles fizeram uma primeira seleção. Foram 17 projetos escolhidos e enviados para a Câmara dos Deputados, onde foram selecionados os três finalistas”, informa Faquim. As proposições foram avaliadas, entre outros aspectos, por sua originalidade, justificativa, relevância para a sociedade e adequação textual.

O evento ocorrerá entre os dias 24 e 30 de setembro. Até lá, os estudantes selecionados recebem tutoria on-line da Câmara, por meio de videoaulas e atendimento via chat, sobre como realizarem relatoria de projetos. Gustavo Faquim dá mais detalhes do cronograma: “Uma semana antes [do início do evento] eles irão sortear os projetos selecionados entre os deputados jovens. Dessa forma, cada um receberá uma proposição para fazer a relatoria, analisando se está em conformidade com a Constituição, se é viável economicamente, entre outros aspectos”.

O projeto de lei – Gustavo é direto ao dizer que se interessa por política, para acompanhar e debater. Sua principal motivação em participar do programa foi poder dar visibilidade, em forma de projeto de lei, a um assunto que o preocupa: a onda crescente de intolerância observada no Brasil, em diversos aspectos – religioso, de gênero, sexual, racial.

“O meu projeto fala sobre a necessidade de se vincular, na mídia brasileira, programas e publicidade de combate a vários tipos de preconceito. Porque a mídia, querendo ou não, é a grande influenciadora da opinião pública, e tais programas auxiliariam a diminuir esses altos índices de preconceito e intolerância que temos no Brasil”, justifica Faquim. E finaliza: “É fundamental conseguirmos frear os índices alarmantes (de casos de preconceito, discriminação e intolerância) que temos hoje no País”.

Parlamento Jovem Brasileiro – Realizado anualmente, o PJB tem por objetivo possibilitar aos estudantes de Ensino Médio ter a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. A riqueza de aprendizados é grande e, como deputados jovens, os participantes podem desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

Ascom Campus Ceres
(Com informações do Portal da Câmara dos Deputados)