Urutaí

Pesquisadores participam de oficina de patentes

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 12h38 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 09h04 | Acessos: 1139

Atividade foi realizada durante III Simpósio de Proteção de Plantas, que segue até sexta-feira, 20.

Oficina foi ministrada por pesquisadora do INPI Lara Guerreiro

Pesquisadores tiveram a oportunidade de se capacitar sobre patentes e uso estratégico de informação tecnológica na quinta-feira, 19, no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A atividade fez parte do III Simpósio de Proteção de Plantas, que segue na sexta-feira, 20, com palestras, apresentações culturais e de trabalhos científicos.

A oficina foi ministrada pela facilitadora Lara Guerreiro, analista em propriedade industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Lara é, também, mestre em Comunicação, professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e membro da comunidade empreendedora @MulheresGO.

Durante a atividade houve orientações para que os pesquisadores realizem busca de anterioridade em bases de dados de patentes do mundo, tornando-os capazes de avaliar estrategicamente as informações encontradas. Com isso, eles podem direcionar os esforços nos projetos de pesquisa de maneira mais eficaz.

Além da oficina, foram realizadas, na quinta-feira, uma palestra sobre manejos de ervas daninhas na América do Norte, ministrada pelo pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madson (EUA) Rodrigo Werle, e outra sobre manejo de resistência e controle de percevejos em soja, proferida pelo pesquisador da Embrapa Soja Edson Hirose. Houve, ainda, mesa-redonda com empresas a respeito de problemas e soluções de resistência em fitossanidade.

As palestras de sexta-feira são Nematologia moderna e a constante busca pela resistência genética e, também, Novos problemas e soluções de resistência de plantas e doenças. Esta última é, na verdade, o tema central do III Simpósio de Proteção de Plantas, que visa integrar informações da área de insetos-pragas, doenças, nematoides (vermes que parasitam plantas) e ervas daninhas. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas do Campus Urutaí.

Acesse página do evento

Diretoria de Comunicação Social e Eventos