IF Goiano é aprovado em chamada de apoio à formação de doutores

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 13h55 | Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 14h05 | Acessos: 1087

Recurso a ser destinado para Instituição é da ordem de R$ 1.284.720,00 milhão e será designado para custear bolsas e pesquisa. Projeto foi desenvolvido juntamente com a UFLA e UFRRJ e aprovado na Chamada CNPq Nº 01/2019.

O ano começa bem para a formação de recursos humanos no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Isso porque o projeto intitulado “Sistemas Integrados de Produção Agropecuária e Segurança Alimentar” foi aprovado de forma integral na Chamada de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada em 2019. A seleção visa contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio de projetos institucionais de cooperação entre Programas de Pós-Graduação consolidados e em consolidação.

O projeto foi desenvolvido juntamente com as Universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Federal de Lavras (UFLA). Para participar da Chamada era necessário ter um curso de doutorado conceito 4 ou 5, neste caso o doutorado em Ciências Agrárias do IF Goiano, e no mínimo um doutorado com conceito 6 ou 7, que na presente proposta foi apresentado os doutorados em Ciência do Solo da UFRRJ e UFLA. Do valor total de R$ 1.332.000,00 milhão aprovado, R$ 1.284.720,00 milhã será destinado ao IF Goiano para custeio de dez bolsas de doutorado, por 48 meses, para o Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias – Agronomia e seis bolsas de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior, durante 12 meses, e R$ 47.280,00 mil para custeio da pesquisa.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães, esses recursos investidos no doutorado de Ciências Agrárias e em pesquisa em Sistemas Integrados de Produção agropecuária, e permitirão uma maior interação com os citados Programas de Pós-Graduação destas duas centenárias Universidades, além da produção de publicações de maior impacto, que culminará com a elevação do conceito deste doutorado e também com a chancela da qualidade do projeto por parte do CNPq. “Significa também a possibilidade de oferta de mais estágios aos estudantes de cursos técnicos e graduação, maiores possibilidades de ofertas de iniciação científica e melhores condições de realização de aulas práticas, dissertações e teses em vários programas de pós-graduação do Campus Rio Verde’, completa.

Esse edital foi lançado pelo CNPq para financiar bolsas de doutorado e custeio para realização das teses. Trata-se de uma nova proposta de seleção realizada por meio de chamadas públicas com foco direcionado para temáticas prioritárias e estratégicas para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC. Busca-se, com isso, o equilíbrio entre ciência, tecnologia e inovação, ou seja, conhecimento, aplicação e impacto socioeconômico, permitindo o alinhamento contínuo com as temáticas definidas pelas estratégias e diretrizes na área de CT&I para o cumprimento da missão deste Conselho e a maximização do impacto socioeconômico dos investimentos.

No Brasil foram aprovados 67 projetos, sendo três em Goiás (IF Goiano, UFG e UEG). O IF Goiano foi a única instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a ser contemplado neste edital. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação agradece a toda equipe envolvida no projeto e destaca a importância da participação de cada um. “Sem vocês esse projeto não seria aprovado e a execução do mesmo não seria viável”, finaliza.

Clique e acesse o resultado final da Chamada

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

registrado em: