Dinter realiza primeira defesa de tese

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 18h06 | Última atualização em Segunda, 04 de Mai de 2020, 15h28 | Acessos: 1382

Banca foi promovida de maneira remota, via videoconferência, na tarde desta quinta-feira, 23. Trabalho faz parte do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

O Doutorado Interinstitucional com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Dinter UFRRJ/IF Goiano) concedeu o título de doutora à primeira concluinte do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA). A defesa da tese foi realizada de forma remota, via videoconferência, na tarde desta quinta-feira, 23

A banca foi composta pela servidora do IF Goiano, Iraci Balbina, pelo ex pró-reitor de Administração, Claudecir Gonçales, pelo orientador da tese, professor Raimundo Santos, e pelos convidados, Dora Vianna e Ricardo José de Azevedo.

Após quase quatro anos de estudos, a diretora de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano, Cláudia Oriente, concluiu sua tese sobre a circunstância social e política na criação do Instituto Federal Goiano. O trabalho apresentou uma análise das políticas de ensino voltadas para a educação profissional no Brasil e a forma como elas impactaram o processo de organização dos institutos federais em Goiás. “O trabalho representa um registro documental e uma memória institucional para o IF Goiano, que poderá embasar novas pesquisas com outros olhares”, explica a servidora.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, destaca a importância desse convênio com a UFRRJ na capacitação dos servidores do IF Goiano, uma vez que o CPDA é um dos programas mais antigos e consolidados na formação de recursos humanos nessa área do conhecimento, com forte atuação internacional, sobretudo na América Latina. De acordo com a pró-reitoria, atualmente, estão matriculados no Programa 12 servidores, que defenderão suas teses até o final deste semestre, quando a vigência do projeto será encerrada.

Alan lembra que parte desses servidores atuam diretamente na formação de estudantes de cursos técnicos e graduação e que a obtenção de título em programas consolidados, quanto o CPDA, aumentam as possibilidades do IF Goiano na aprovação de propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu junto à Capes. “Além disso, estes servidores juntam-se aos demais da instituição fortalecendo a missão institucional de contribuir para o desenvolvimento regional”, finaliza. Uma nova parceria foi firmada com a UFRRJ para a oferta do mestrado em Educação Agrícola.

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

registrado em: