Campus Avançado Catalão cria painel de dados interativo

Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 11h39 | Última atualização em Terça, 19 de Mai de 2020, 17h31 | Acessos: 1345

Site integra informações como casos confirmados, óbitos e taxas de letalidade do mundo e do Brasil – incluindo estados e municípios.

Site integra informações das secretarias de saúde e Portal da Transparência

O Campus Avançado Catalão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) desenvolveu, juntamente com a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) proposta de um painel visual interativo (dashboard) para divulgação de dados sobre o novo coronavírus à população. A ideia agrega informações de relevância e interesse público, em especial no que diz respeito às taxas de crescimento da pandemia no mundo e no Brasil, inclusive nos estados e municípios.

O endereço do projeto é  www.informecovid19.com.br . O site integra, periodicamente, informações diárias de fontes como secretarias de saúde e Portal da Transparência. Entre as informações já disponíveis estão casos confirmados, óbitos e taxa de letalidade.

O site ainda está em desenvolvimento e deve incorporar outros indicadores como, por exemplo, leitos disponíveis por cidade. “Os dados vêm de fontes confiáveis, evitando que notícias falsas influenciem a sociedade. O site está sendo recomendado por grupos interdisciplinares de universidades como USP e UnB”, destaca Leandro Rodrigues, responsável pela iniciativa no IF Goiano. Parcerias com outras instituições também estão sendo fechadas para melhorias no projeto, que tem também servidores dos campi Cristalina e Morrinhos.

A extração dos dados foi feita com base em conceitos e ferramentas relacionadas à mineração de dados. De acordo com o pesquisador, além de informar a população em geral, a expectativa é que o projeto permita ao poder público e privado compreender melhor o desenvolvimento do cenário da pandemia.

Outras iniciativas – Diversos campi do IF Goiano vêm trabalhando, desde o início da pandemia, em diversas iniciativas para combater o novo coronavírus. Entre elas está a produção e distribuição de álcool em gel, inovações em respiradores e máscaras em impressoras 3D. Todas as ações estão sendo divulgadas em página no portal do IF Goiano criada especialmente para este fim (veja link abaixo).

Acesse página do projeto do Campus Avançado Catalão

Acesse página sobre o novo Coronavírus

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com correção de informações