Extensão

Comunidade Quilombola do Brejão será Beneficiada com projeto de fabricação de farinha

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 18h17 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 10h28 | Acessos: 834

Projeto de Extensão "Farinhando" irá investir R$ 329.550,00 com o objetivo de potencializar a produção de mandioca na região.

imagem sem descrição.

Com o objetivo de fortalecer os arranjos produtivos locais, finalidade dos Institutos Federais, o IF Goiano – Campus Campos Belos desenvolverá na Comunidade do Brejão o projeto “Farinhando”. que potencializará a produção de mandioca na região. O Projeto recebeu R$ 329.550,00 (trezentos e vinte e nome mil, quinhentos e cinquenta reais), por meio Termo de Descentralização de Crédito (TED) nº 3/2021, proveniente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Diante disso, o projeto possibilitará a geração de renda para as famílias cadastradas no projeto e ainda será uma fonte de informações para, que a partir das orientações técnicas repassadas pelos profissionais e estudantes do IF Goiano, poderão ser realizados também projetos de ensino e pesquisa.

O projeto será implementado em 4 fases e terá uma duração de 15 meses. Serão adquiridos implementos agrícolas, dentre eles, uma fábrica de farinha móvel, e outros equipamentos e insumos necessários para a execução e manutenção do projeto. A partir desta primeira experiências, outras comunidades interessadas poderão ser contempladas em outras edições, uma vez que os equipamentos passarão a ser de propriedade do IF Goiano - Campus Campos Belos.

Segundo o autor e coordenador do projeto, o Diretor-Geral Prof. Fabiano Arantes  “ Este projeto nasceu da inquietação em construir ações concretas que pudessem promover mais dignidade, esperança, desenvolvimento e geração de renda, junto às comunidades quilombolas no nordeste goiano, especialmente após a realização do I Encontro Interinstitucional de Educação e Cultura no território Kalunga, em 2016.  Ele é resultado de muitas conversas realizadas com o Prof Elias de Pádua, nosso Reitor,  com a equipe que colaborou no desenvolvimento da ideia e com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção e Igualdade Racial,  ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, especialmente com as servidoras Arlene e Pollyanna, que acreditaram na ideia, e foram muito importantes, a quem agradeço. Acredito que será uma ótima experiência, que poderá ser replicada a outras comunidades quilombolas, em assentamentos rurais e ou grupos de pequenas propriedades rurais, num futuro próximo. Tenho certeza que o Projeto Farinhando, é um marco para o IF Goiano - Campus Campos Belos e será exemplo de promoção de políticas públicas e desenvolvimento regional, através da educação, para quem precisa tanto”.

Os trabalhos de implantação do projeto já se iniciaram nesta segunda-feira, 27. Dentre as muitas ações estão previstas reuniões de planejamento, visitas técnicas,  processos licitatórios para a aquisição de todos os equipamentos e insumos necessários, orientação no processo de produção da mandioca, aproveitamento de seus  produtos e subprodutos na produção de alimentos para humanos e animais, com a utilização da fábrica de farinha móvel.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos

registrado em: