Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Rede Federal

IF Goiano marca presença em encontro nacional de Centros de Línguas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 19 de Mai de 2025, 17h46 | Última atualização em Terça, 20 de Mai de 2025, 15h57 | Acessos: 238

Professora do Campus Ceres representou institucionalmente a autarquia com momento de fala.

Segundo Denise, foi um momento muito importante para troca de experiências dos centros de línguas e conhecimentos sobre internacionalização.
Segundo Denise, foi um momento muito importante para troca de experiências dos centros de línguas e conhecimentos sobre internacionalização.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou do Encontro Nacional de Centros de Línguas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 14 a 16 de maio. O evento foi promovido de forma colaborativa por diversos centros de línguas e assessorias de relações internacionais da Rede Federal, com o objetivo de fortalecer políticas institucionais voltadas ao ensino de línguas e à internacionalização.

Na ocasião, a professora do Campus Ceres Denise Dias, da área de Linguagens, representou a Instituição em um momento de fala. Ela compartilhou informações acerca das ações linguísticas, projetos como Formação Inicial e Continuada, Centro de Línguas e política linguística da Instituição.

Pela programação, no dia 14 de maio, foi discutido “O funcionamento dos Centros de Línguas e sua Relação com a Internacionalização”. Na sequência, houve a mesa-redonda inaugural tratando da articulação da política linguística com a internacionalização.

Na quinta-feira, 15 de maio, o tema foi “Prática Pedagógica e Política Linguística”; mais as palestras “Dois idiomas em perspectiva decolonial: Espanhol e Inglês no Ensino Médio Integrado”, e “Centros de línguas: um locus de política linguística e de formação docente”.

Nesta sexta-feira, 16 de maio, a programação começou com “Popularização dos Centros de Idiomas e Dia das Línguas”; na sequência, a palestra “Educação Linguística Crítica e Relações Internacionais: Enfocando as lentes para a igualdade e a justiça social num mundo multipolar contemporâneo” e, por fim, “Popularização dos Centros de Línguas no âmbito do ensino de Línguas Estrangeiras Modernas”.

Articulação - Segundo Denise, foi um momento muito importante para troca de experiências dos centros de línguas e conhecimentos sobre internacionalização. A expectativa é de que o evento resulte em ações que contribuam para a articulação entre os Centros de Línguas da Rede Federal e a elaboração de políticas públicas integradas e estratégias conjuntas de atuação. A próxima edição já foi definida: será realizada em 2027, no Acre.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página