Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

Chá editorial celebra cinco anos da Editora IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 04 de Junho de 2025, 06h26 | Última atualização em Quinta, 05 de Junho de 2025, 12h11 | Acessos: 638

Cerimônia marca consolidação do órgão, que registra mais de 70 mil downloads de obras digitais.

Mesa-redonda com autores apresenta obras fruto de pesquisas da pós-graduação ou parcerias com outras instituições
Mesa-redonda com autores apresenta obras fruto de pesquisas da pós-graduação ou parcerias com outras instituições

Música, poesia e livros compuseram a manhã de terça-feira, 3, na Reitoria, durante o III Chá Editorial do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O evento celebrou os cinco anos da Editora IF Goiano e o marco de 71.974 downloads das obras digitais disponíveis no repositório institucional que passaram pelo órgão.

A Editora IF Goiano edita e/ou coedita, publica e divulga obras que interessam ao ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação, contribuindo com a popularização da ciência. Para tanto, conta com uma equipe administrativa e um Conselho Editorial, formado por 25 profissionais lotados nas diversas áreas do conhecimento – grande parte presente no evento e que permaneceu no período da tarde para reunião de trabalho.

A cerimônia teve início com a fala de autoridades. O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) – a qual a Editora está vinculada -, Alan Carlos da Costa, ressaltaram a trajetória da Editora, que iniciou seus trabalhos ainda na pandemia e hoje está em fase de consolidação. “É necessário valorizar a produção do conhecimento acadêmico, sobretudo em um cenário de inteligência artificial”, adverte Alan.

Após os pronunciamentos, a música de Os Menestréis animou os participantes. O grupo é formado por seis professores da rede estadual de ensino – dois deles ex-alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - e vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria do Estado de Educação de Goiás (Seduc). Entre as canções interpretadas, destaque para Frutos da Terra, de Marcelo Barra.

Grupo nasceu em  2014 e é formado por professores de música.

 

O Chá Editorial teve, também, duas mesas-redondas. Uma delas apresentou o processo de criação, desenvolvimento e desafios na produção dos boletins de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano e do Conexão Estudantil. O primeiro é voltado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores, enquanto o segundo é destinado a estudantes do IF Goiano, sobretudo do ensino médio-técnico e graduação.

A segunda mesa foi composta por um bate-papo com três autores que lançaram suas obras editadas pela Editoria IF Goiano. Inserção à residência pedagógica, organizado por Rosenilde Paniago, Hellayny Godoy e Adrielly Oliveira, fala sobre programas institucionais que propõem a inserção de estudantes de licenciatura nas escolas da educação básica.Diretrizes de acessibilidade em websites de comércio eletrônico para usuários cegos, de Ítalo Guimarães e Marckson Sousa, discute e propõe soluções sobre a realidade de usuários cegos na internet, sobretudo no comércio eletrônico.

 

Servidoras falam sobre desafios na produção dos boletins de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Conexão Estudantil.

 

Já o e-book As famílias de botões, de Lucas Alves Barbosa e Silva, Fausto de Melo Faria Filho e Ricardo Diógenes Dias Silveira, é voltado para o público infantil e narra os tipos de arranjos familiares em suas mais variadas formas. Trata-se de obra que celebra a diversidade e, assim como as demais, é fruto de pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação do IF Goiano ou oriundas de parcerias com outras instituições.

O III Chá editorial contou, ainda, com apresentação do estagiário da Proppi Luiz Otávio Arrais, que trouxe reflexões literárias sobre vida como um “turbilhão de cortes”, que nos moldam e nos fazem quem somos. Também declamou poema da escritora portuguesa Matilde Capilho. Em momento simbólico de celebração pelo aniversário da editora, servidoras da pasta homenagearam a gestora do órgão e idealizadora do evento, Sarah Bertolli, e distribuíram bolo os participantes.

 

Saiba mais sobre a Editora IF Goiano

 

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com edição de informações

registrado em:
Fim do conteúdo da página