Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Servidores

Inscrições abertas para formação em Educação Escolar Quilombola

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2025, 15h00 | Última atualização em Segunda, 15 de Setembro de 2025, 12h27 | Acessos: 1426

Interessados devem preencher formulário disponível aqui. Curso tem início no dia 16 de setembro.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) abre inscrições (veja link abaixo) para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, voltado para servidores do IF Goiano, professores e gestores escolares das redes municipais e estadual de Goiás e alunos de cursos de licenciatura. Interessados devem se inscrever pelo link abaixo. São necessários documento de identificação com foto e CPF.

Com carga horária de 180 horas, o curso será ofertado de forma semipresencial. As aulas acontecerão de maneira síncrona às terças e quintas, das 19 às 21 horas, e assíncrona por meio da Plataforma Moodle, no período de 16 de setembro de 2025 a 30 de março de 2026. Uma vez por mês, será realizada uma atividade presencial nas comunidades quilombolas dos municípios de Professor Jamil, Piracanjuba, Santa Cruz de Goiás, Abadia e Palmeiras.

Instituto - Para os servidores do IF Goiano, será disponibilizado transporte institucional para participação dos encontros nas comunidades. As vivências presenciais também poderão ser assistidas posteriormente em formato on-line, garantindo acessibilidade para os cursistas que não puderem participar presencialmente.

Módulos temáticos

A formação tem como objetivo capacitar professores, gestores e licenciandos para o ensino sobre quilombos e para a promoção da educação das relações étnico-raciais.O curso está dividido nos seguintes módulos:

• Territorialidades quilombolas e lutas históricas e contemporâneas;
• Memória, saberes e diversidade cultural quilombola;
• Ancestralidade, religiosidades e práticas antirracistas;
• Sustentabilidade ambiental e modos de viver nos territórios;
• Educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola;
• Relações de gênero e o papel da mulher nas comunidades.

 

Inscreva-se aqui


Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página