IF Goiano sedia instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária de Goiás
Iniciativa integra as estratégias do Mapa Conecta e reúne governo, academia e setor produtivo para transformar ciência em soluções práticas para o campo.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou na manhã de ontem, 11, a solenidade de instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA) de Goiás. O encontro ocorreu na Reitoria, em Goiânia, e marcou um passo estratégico para fortalecer a inovação aberta no agronegócio, integrando ações do Mapa Conecta, programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O novo comitê nasce com o propósito de ir além da formalidade: seu objetivo central é ativar uma rede robusta, capaz de aproximar governo, instituições científicas, startups e setor produtivo. Sob uma governança formada por Colegiado Pleno e Diretorias Sistêmicas Temáticas, o grupo pretende assegurar que a ciência e a tecnologia produzidas em Goiás se convertam em soluções reais para o produtor rural.
Relevância da articulação em rede
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância da construção coletiva. “É a união de esforços que permite lançar olhares para as diferentes regiões do nosso estado, compreender desafios e potencialidades e promover o desenvolvimento da agricultura", pontua.
O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, também ressaltou o caráter estratégico da iniciativa e a força de Goiás no cenário agropecuário nacional e internacional. “Inovação nasce da cooperação. Esperamos que este grupo oportunize diálogos, entregas e impactos positivos ao produtor, promovendo sustentabilidade. O IF Goiano está à disposição, pois é uma instituição de todos", lembra o reitor.
Representando a Superintendência Federal de Agricultura em Goiás (SFA/GO), Rodrigo Batista de Paula também deu as boas-vindas e destacou a relevância da articulação do comitê. Com experiência em gestão pública, inovação e finanças, ele apresentou expectativas sobre a atuação do grupo no estado.
Programa Mapa Conecta é tema da primeira palestra
A primeira palestra do evento, intitulada “O Programa Mapa Conecta e o Futuro da Inovação no Campo”, foi ministrada por Rodrigo Nazareno, uma das referências nacionais na formulação das estratégias de inovação do Mapa, que participou on-line. Ele reforçou que a criação de comitês estaduais impulsiona a inovação agropecuária e contribui diretamente para o desenvolvimento nacional. “Precisamos compreender as necessidades de quem conduz a inovação no país. O Brasil ocupa o segundo lugar na América Latina e a 52ª posição mundial em inovação e podemos avançar ainda mais", explica.
Nazareno explica que um dos gargalos do setor é a ausência de ações estruturadas e integradas. “O Mapa Conecta identifica o potencial inovador do agronegócio brasileiro, observa diferenças regionais e busca articular ações hoje dispersas. Este comitê é uma proposta nascente: precisamos cuidar, colocar esforços e garantir que cresça e dê frutos".
Composição do Comitê pauta segunda palestra
A segunda palestra, “Composição do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA)”, foi conduzida por Jardel Lopes Pereira, doutor em Agronomia e professor do IF Goiano – Campus Rio Verde. Jardel destacou que o objetivo central do comitê é fortalecer o ecossistema de inovação, conectando desafios reais do produtor rural com soluções tecnológicas desenvolvidas em instituições de pesquisa e startups. “A ideia é impulsionar um ambiente de negócios e atrair investimentos. Seguiremos a lógica da tríade diagnóstico–priorização–ação: identificar gargalos e oportunidades, mapear atores, definir temas estratégicos e, por fim, executar planos estruturados".
Durante a solenidade, foi lido e assinado o termo de instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA). O termo destacou o papel do Mapa Conecta na integração de ecossistemas e na conexão entre produtores, startups, academia e governo e também a necessidade de fortalecer a inovação aberta como vetor de competitividade e sustentabilidade. O documento estabelece o comitê com a missão de liderar ações que impactem diretamente o produtor rural e o desenvolvimento econômico estadual.
Instituições que compõem a formação inicial do CGEIA
-
Instituto Federal Goiano (IF Goiano)
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Goiás)
-
Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja GO)
-
Federação das Associações de Jovens Empreendedores (FAJE Goiás)
-
AJINTECH
-
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás)
-
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
-
Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis e Cânhamo (ABICANN)
-
Universidade Federal de Goiás (UFG)
-
Universidade Federal de Jataí (UFJ)
-
Fecomércio Goiás / Pacto Goiás pela Inovação
-
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
-
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)
-
Superintendência Federal de Agricultura em Goiás (SFA-GO/MAPA)
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais