Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
INOVAÇÃO

IF Goiano sedia instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária de Goiás

0
0
0
s2sdefault

Iniciativa integra as estratégias do Mapa Conecta e reúne governo, academia e setor produtivo para transformar ciência em soluções práticas para o campo.

  • Publicado: Sexta, 12 de Dezembro de 2025, 14h32
  • Última atualização em Sexta, 12 de Dezembro de 2025, 14h32
  • Acessos: 58
Registro dos representantes das instituições que participaram da instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA), realizada na Reitoria do IF Goiano.
Registro dos representantes das instituições que participaram da instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA), realizada na Reitoria do IF Goiano.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou na manhã de ontem, 11, a solenidade de instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA) de Goiás. O encontro ocorreu na Reitoria, em Goiânia, e marcou um passo estratégico para fortalecer a inovação aberta no agronegócio, integrando ações do Mapa Conecta, programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O novo comitê nasce com o propósito de ir além da formalidade: seu objetivo central é ativar uma rede robusta, capaz de aproximar governo, instituições científicas, startups e setor produtivo. Sob uma governança formada por Colegiado Pleno e Diretorias Sistêmicas Temáticas, o grupo pretende assegurar que a ciência e a tecnologia produzidas em Goiás se convertam em soluções reais para o produtor rural.

 

Relevância da articulação em rede

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância da construção coletiva. “É a união de esforços que permite lançar olhares para as diferentes regiões do nosso estado, compreender desafios e potencialidades e promover o desenvolvimento da agricultura", pontua.

O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, também ressaltou o caráter estratégico da iniciativa e a força de Goiás no cenário agropecuário nacional e internacional. “Inovação nasce da cooperação. Esperamos que este grupo oportunize diálogos, entregas e impactos positivos ao produtor, promovendo sustentabilidade. O IF Goiano está à disposição, pois é uma instituição de todos", lembra o reitor.

Representando a Superintendência Federal de Agricultura em Goiás (SFA/GO), Rodrigo Batista de Paula também deu as boas-vindas e destacou a relevância da articulação do comitê. Com experiência em gestão pública, inovação e finanças, ele apresentou expectativas sobre a atuação do grupo no estado.

 

Programa Mapa Conecta é tema da primeira palestra

A primeira palestra do evento, intitulada “O Programa Mapa Conecta e o Futuro da Inovação no Campo”, foi ministrada por Rodrigo Nazareno, uma das referências nacionais na formulação das estratégias de inovação do Mapa, que participou on-line. Ele reforçou que a criação de comitês estaduais impulsiona a inovação agropecuária e contribui diretamente para o desenvolvimento nacional. “Precisamos compreender as necessidades de quem conduz a inovação no país. O Brasil ocupa o segundo lugar na América Latina e a 52ª posição mundial em inovação e podemos avançar ainda mais", explica. 

Nazareno explica que um dos gargalos do setor é a ausência de ações estruturadas e integradas. “O Mapa Conecta identifica o potencial inovador do agronegócio brasileiro, observa diferenças regionais e busca articular ações hoje dispersas. Este comitê é uma proposta nascente: precisamos cuidar, colocar esforços e garantir que cresça e dê frutos". 

 

Composição do Comitê pauta segunda palestra

A segunda palestra, “Composição do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA)”, foi conduzida por Jardel Lopes Pereira, doutor em Agronomia e professor do IF Goiano – Campus Rio Verde. Jardel destacou que o objetivo central do comitê é fortalecer o ecossistema de inovação, conectando desafios reais do produtor rural com soluções tecnológicas desenvolvidas em instituições de pesquisa e startups. “A ideia é impulsionar um ambiente de negócios e atrair investimentos. Seguiremos a lógica da tríade diagnóstico–priorização–ação: identificar gargalos e oportunidades, mapear atores, definir temas estratégicos e, por fim, executar planos estruturados". 

Durante a solenidade, foi lido e assinado o termo de instauração do Comitê Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA). O termo destacou o papel do Mapa Conecta na integração de ecossistemas e na conexão entre produtores, startups, academia e governo e também a necessidade de fortalecer a inovação aberta como vetor de competitividade e sustentabilidade. O documento estabelece o comitê com a missão de liderar ações que impactem diretamente o produtor rural e o desenvolvimento econômico estadual.

 

Instituições que compõem a formação inicial do CGEIA

  • Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Goiás)

  • Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja GO)

  • Federação das Associações de Jovens Empreendedores (FAJE Goiás)

  • AJINTECH

  • Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás)

  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

  • Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis e Cânhamo (ABICANN)

  • Universidade Federal de Goiás (UFG)

  • Universidade Federal de Jataí (UFJ)

  • Fecomércio Goiás / Pacto Goiás pela Inovação

  • Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

  • Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

  • Superintendência Federal de Agricultura em Goiás (SFA-GO/MAPA)

 

Diretoria de Comunicação Social 

registrado em:
Fim do conteúdo da página