Fórum de Dirigentes

Pró-Reitores da Rede se reúnem no IF Goiano

Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 11h14 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 11h17 | Acessos: 1064

Reunião está sendo realizada na Reitoria, em Goiânia, durante a segunda-feira, 21. À noite, gestores participam da abertura do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos da Rede Federal.

Pró-Reitores de Ensino de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam na segunda-feira, 21, da 2a Reunião Ordinária do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro está sendo realizado na reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Goiânia.

Na pauta estão previstos os seguintes tópicos: Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado; socialização das ações já realizadas ou perspectivas em cada Instituição em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); avaliação do acesso à Plataforma Nilo Peçanha aos pró-reitores de Ensino; atualização dos trabalhos dos Institutos Federais que ofertarão a Licenciatura em Pedagogia e a formação pedagógica para graduados não licenciados, entre outros.

Após a reunião no IF Goiano, os gestores se dirigem ao Campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) para participarem do Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos da Rede Federal. O objetivo do evento é analisar os últimos 11 anos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade integrada à Educação Profissional. Ou seja, desde que essa oferta foi implantada na Rede por meio do Decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).

A proposta é de que, além da discussão sobre a EJA integrada à Educação Profissional, os participantes produzam documentos que vão subsidiar ações e políticas de efetivação do acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA nas instituições federais (veja programação abaixo). Hoje os cursos da educação de jovens e adultos dos institutos contemplam alunos acima de 18 anos, que por algum motivo tiveram que parar os estudos ao longo da vida e querem retornar às salas de aula. Assim, eles têm acesso a cursos que, ao mesmo tempo, oferecem uma profissionalização e o ensino médio.

O evento pretende reunir servidores, pesquisadores, professores e estudantes dos institutos federais de todo país, que em três dias farão amplos debates sobre o balanço de 11 anos de implantação da EJA na Rede Federal, discutirão sobre um currículo flexível - que articule e possibilite o acesso, a permanência e o sucesso -, socializar experiências pedagógicas, pautar o Ministério da Educação para realização de campanha nacional sobre escolarização de jovens e adultos, aprovar plano de ação e, entre outros objetivos, propor um pacto institucional coletivo para fortalecimento da EJA nacionalmente.

A abertura do evento está prevista para 19 horas, com mesa-redonda da qualparticipam os professores Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Mad'Ana Desirée Ribeiro de Castro, do IFG. Embora seja sediado no Instituto Federal de Goiás, o evento também é organizado pelos institutos federais da Região Centro-Oeste: Goiano, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília, em ação articulada com o Conif.

Confira programação do evento

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos