Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Agroecologia

Promoção da Saúde planeja ações interinstitucionais

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 22 de Mai de 2018, 13h33 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 17h25 | Acessos: 1234

Equipe do Siass IF Goiano/Goiás reuniu-se com parceiros na terça-feira, 22. Proposta para segundo semestre será de nova cartilha agroecológica, participação no Fica e caráter itinerante da Semana Institucional da Saúde. 

Encontro foi realizado na Praça Professor Cecílio Fleury, próxima ao Siass, em Goiânia
Encontro foi realizado na Praça Professor Cecílio Fleury, próxima ao Siass, em Goiânia

A equipe de Promoção da Saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) dos Institutos Federais Goiano (IF Goiano) e Goiás (IFG) reuniu-se na manhã de terça-feira, 22, com representantes de diversas instituições para pensar em um planejamento coletivo de atividades em prol da agroecologia enquanto prática de promoção da saúde e da alimentação saudável. Participaram do encontro representantes do IF Goiano, IFG, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Organização Não-Governamental (ONG) EcomAmor.

Na apresentação de cada membro presente na reunião houve a oportunidade de cada um apresentar algumas ações já desenvolvidas pelas entidades no seu âmbito de atuação. O professor Bruno de Andrade Martins, por exemplo, do Campus Avançado Hidrolândia, explicou que toda a concepção da unidade foi baseada em princípios da agroecologia. Já existem na escola projetos de pesquisa e extensão voltados para a área, inclusive fomentados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, de acordo com o docente, que coordena o Núcleo de Estudos em Agroecologia da unidade, o Campus aguarda apreciação do Conselho Superior da Instituição para o início da oferta de seu primeiro curso superior - Bacharelado em Agroecologia.

Após a socialização das instituições, a coordenadora da reunião, Ariandeny Furtado, expôs a proposta de se fazer uma nova cartilha de agroecologia - uma edição com os fundamentos básicos desse movimento já foi impressa e distribuída aos participantes no final da reunião. A nova proposta é de levar conhecimento a multiplicadores a fim de que pessoas que não estão optando por práticas agroecológicas tenham acesso a essas informações.

Deve compor a próxima edição da cartilha - cuja temática será segurança alimentar - o mapeamento de feiras orgânicas existentes no estado de Goiás. A ideia é que o produto seja lançado em outubro deste ano, durante a Semana Institucional da Saúde, que deve ter caráter itinerante a partir de 2018. Outra proposta coletiva foi a participação do grupo na roda de conversa Soberania e Segurança Alimentar e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, prevista para o próximo dia 6 de junho, na programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) deste ano.

Conceito - A agroecologia é um movimento sociopolítico baseado em práticas ambientalmente corretas, economicamente eficientes e socialmente justas, com foco em uma abordagem sistêmica da produção agrícola. Ao considerar esses aspectos, constitui-se em estratégia de promoção da saúde, uma vez que impacta na melhoria das condições de vida no campo e na capacidade de suprir as novas gerações.

 

Saiba mais: acesse cartilha agroecológica

 

Visite página do Siass

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página