Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Professores do IF Goiano Registram Patente de Software Sobre Tabela Periódica

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 13h28 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 13h49 | Acessos: 472

Projeto foi elaborado por professores da área de química e informática dos Campi Cristalina e Iporá.

Com o título Adaptação do Jogo Tetris para o Ensino da tabela Periódica, o projeto que teve início em 2013. O professor Alécio Rodrigues Nunes, quando ainda estava lotado no Campus Iporá, percebeu a necessidade de uma abordagem mais lúdica para o ensino da tabela periódica, ao observar a dificuldade dos alunos em relação ao aprendizado deste conteúdo. “O conhecimento sobre a tabela periódica no ensino médio é importante para que os alunos compreendam como as substâncias e materiais são constituídos. O aluno não precisa decorar que o símbolo do elemento químico sódio é Na, mas ele precisa compreender que um excesso de sódio no organismo faz mal à saúde, assim como a falta  de cálcio(símbolo Ca) no organismo humano faz mal a saúde, principalmente na 3ª idade, e a falta de ferro no organismo (símbolo Fe)  causa a anemia.“, destaca o professor.

Dessa forma surgiu a proposta de criar um jogo com o mesmo conceito do jogo tetris (no qual as peças se encaixam de acordo com o seu formato). Como trabalho de pesquisa da acadêmica Rita Duarte Ferreira, do curso de Licenciatura em Química, as regras para o jogo foram elaboradas e, para o desenvolvimento do software, a profª. Eliana Tiba Gomes Grande convidou a aluna do ensino médio, Nádia Cristina Ferreira, para auxiliá-la. Também contaram com a colaboração dos professores Dylan Ávila Alves, Maxwell Ferreira Grande, Kelly Rejane de Oliveira.

O projeto foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Rita e em 2014 conquistou melhor colocação dos trabalhos apresentados na área de educação em química, na 6ª Semana de Química da Universidade Federal de Goiás.

Em 2017 o projeto foi submetido ao INPI, pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia do IF Goiano, para registro de software, um dos primeiros da instituição. Já em 2019, a prof. Eliana Tiba submeteu o projeto, também na área de química, para multiplataforma, conseguindo o registro de software para dispositivos móveis. Outro trabalho desenvolvido como projeto de pesquisa do aluno Erik Menezes Costa, aluno do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Iporá.

Para a prof. Tiba, este é um projeto que rendeu muitos frutos. “Eu trago uma frase muito interessante: que quando você sonha sozinho, é apenas um sonho. Mas quando você sonha junto, é o começo de uma realidade”, a professora cita a frase de Miguel de Cervantes (Dom Quixote) para enfatizar a importância desse trabalho interdisciplinar para os êxitos desse projeto.

“No Curso de Informática do IF Goiano Campus Cristalina, os alunos contam com estrutura adequada onde é possível transformar todo aprendizado desenvolvido nas aulas em propostas práticas, devolvendo assim o retorno investido pela sociedade. O desenvolvimento desse aplicativo é fruto de empenho e dedicação da comunidade acadêmica do IF Goiano (Campus Cristalina e Iporá), e esperamos agora que todos possam fazer bom uso da ferramenta didática”, destaca prof. Alécio.

 

Clique aqui para visualizar o registro da patente

Assessoria de Comunicação do IF Goiano Campus Cristalina

Fim do conteúdo da página