EPT

Rede Federal celebra 111 anos de história

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 14h04 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 18h23 | Acessos: 1042

Data marca o atendimento a mais de um milhão de estudantes em 653 escolas e a importância de investimentos na Educação.  O IF Goiano se orgulha por fazer parte dessa história com índices relevantes para essa trajetória de sucesso.

Hoje, 23 de setembro de 2020, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica celebra 111 anos de uma história marcada pelo atendimento ao compromisso social na oferta da educação pública, gratuita e de qualidade a estudantes do campo e da cidade. O IF Goiano se orgulha por fazer parte dessa história com índices relevantes para manutenção dessa trajetória de sucesso.

A Rede é formada por 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II. Atualmente atende mais de um milhão de estudantes em 653 escolas, com uma estrutura de pessoal composta por mais de 82 mil servidores em seu total nacional. Oferece 10.888 cursos, que vão desde o nível básico até a pós-graduação.

O destaque de sua atuação se dá pela capilaridade e interiorização do ensino, que possibilitou levar a educação pública para as regiões mais distantes dos grandes centros do país. Outro diferencial é o alinhamento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão aos arranjos produtivos locais e às demandas do mundo do trabalho, potencializando o desenvolvimento regional e gerando empregabilidade dos egressos, além de promover a inclusão.

O IF Goiano passou a integrar a Rede ainda como Escola Agrícola de Urutaí, em 1953. Hoje somos 12 campi, Polo de Inovação e Reitoria. O Instituto é a única Instituição de ensino superior de Goiás e o primeiro Instituto Federal do país avaliado com conceito máximo (cinco) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Esse conceito coloca o IF Goiano na faixa de excelência em educação, uma vez que estamos entre as poucas instituições públicas federais do país com essa nota.

Além de ser referência nacional, por possuir um modelo de ensino único, a Rede Federal atrai os olhares do mundo no que diz respeito ao estabelecimento de parcerias com instituições de ensino estrangeiras e a viabilização de oportunidades de intercâmbio e novas experiências a estudantes e servidores. Atualmente o IF Goiano tem acordo com países como Portugal, Colômbia, Canadá e Estados Unidos, esses dois últimos estão em processos de ajustes para serem firmados.

Celebrar 111 anos de uma trajetória de sucesso neste ano de 2020, no contexto de uma pandemia, é acreditar na reconstrução do país por meio do investimento na educação e valorização dos institutos e universidades federais. “É ponto pacífico que para a construção de uma sociedade mais digna, onde haja igualdade e inclusão social, é necessário que os estudantes tenham acesso a uma educação pública, inclusiva, gratuita e de qualidade”, afirma o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro.

Destaca que para a construção de uma sociedade mais digna, onde haja igualdade e inclusão social, é necessário que os estudantes tenham acesso a uma educação pública, inclusiva, gratuita e de qualidade. Dessa forma, a perspectiva de corte no orçamento das chamadas despesas discricionárias destinadas à educação, no próximo ano, não condiz com a manutenção da qualidade dos serviços prestados e poderá inviabilizar o custeio e os investimentos das instituições de ensino federais.

De acordo com Elias, o momento exige a criação de novas estratégias de enfrentamento, que garantam um financiamento adequado para a Educação e não contribua com as desigualdades educacionais que se agravaram nesse período desafiador de pandemia. “Países que investiram alto na educação tiveram resultados incríveis e conseguiram, em tempos de crise, criar as bases para a estruturação socioeconômica”, conclui.

O IF Goiano se orgulha em celebrar 111 anos da história de uma Rede, cuja trajetória se fez com base na oferta de uma educação profissionalizante, acessível e de qualidade!

Diretoria de Comunicação Social