Alunos do Campus Morrinhos alcançam excelentes resultados no Enem 2018

Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 14h18 | Última atualização em Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 15h10 | Acessos: 2567

Número significativo de estudantes da unidade configura entre os melhores do IF Goiano.

imagem sem descrição.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2018, foi divulgado e com ele veio à tona uma mistura de sentimentos: gratidão ao passado vivenciado com muita dedicação e otimismo diante do futuro no âmbito do ensino superior.

Levantamento realizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) mostrou que todas as unidades do IF Goiano tiveram discentes com rendimentos acima de 3,2 mil pontos nas notas gerais (média das dimensões) e de 800 na redação, dentre os mil possíveis.

As notas garantiram vagas nos mais diversos cursos em instituições públicas pelo país. O resultado faz crer que, embora a educação profissional e tecnológica oferecida pelo Instituto não tenha como foco específico a preparação para o ensino superior, ela empodera jovens das cidades menores de conhecimento e alimenta sonhos e expectativas.

No caso do IF Goiano - Campus Morrinhos, muitos alunos e egressos estão vivendo este momento, representando um imenso orgulho para a instituição. Túlio Castro de Souza, 17, por exemplo, alcançou a segunda maior nota total no Enem entre os alunos do IF Goiano. Com 3636,6 pontos, o jovem, que concluiu o curso técnico integrado em Informática no campus em 2018, irá cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Túlio, que também foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Goiás (UEG), atribui sua vitória ao reflexo do trabalho dos professores, associado ao seu esforço individual de estudar por conta própria.

Quanto à contribuição do Campus Morrinhos, Túlio garante que “além das aulas regulares, as orientações de alguns professores foram cruciais. Os cursos disponibilizados em horários de ATEC também ajudaram bastante. Entre esses cursos, destaco o curso de Matemática para o Enem, ministrado pelo docente Paulo César Feracioli dos Santos, e o curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), ministrado pelo grupo de professores de Física do campus”.

Em relação às orientações de docentes, Túlio se recorda do conselho do professor Paulo César, que durante o ano de 2016, disse para os discentes não dependerem apenas das aulas disponibilizadas pelos professores. Seguindo esse ensinamento, o estudante também adotou outra estratégia de preparação. “No segundo semestre de 2017, assinei um cursinho online. Esse cursinho exibia aulas ao vivo, de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h, e teve a duração de um ano. Quando ele acabou fiquei, basicamente, por conta de fazer exercícios, provas anteriores e redações”, detalha.

Assim como Túlio, muitos outros estudantes e egressos do Campus Morrinhos integram o ranking das melhores notas do Enem 2018 de todo IF Goiano. Considerando como parâmetro a relação de concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, sendo a referência de conclusão o ano de 2018, Paulo Lourenço Borges Neto é o representante número um do campus morrinhense entre os melhores rendimentos na redação. Com 940 pontos, Paulo, que cursou o 3º ano do curso técnico em Informática em 2018, obteve a maior nota do campus e está entre os alunos do IF Goiano que alcançaram a segunda maior nota da redação. A maior nota foi 960 pontos de discentes dos campi Campos Belos e Ceres.

Sobre a sua preparação, Paulo leu muito sobre redação, estudou os conteúdos que tinha mais dificuldade e também aderiu às videoaulas na internet. O estudante ainda aguarda o resultado de processos seletivos que participou para ingresso na graduação. Mas seja qual for o resultado, fato é que o seu desempenho no Enem 2018 também já rendeu ao aluno o reconhecimento de obter uma das melhores notas gerais: 3513,4.

Para o Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, poder contar, neste momento, a história de sucesso de personagens da vida real, como Túlio e Paulo, e ter conhecimento de tantos outros estudantes que também alcançaram excelentes resultados no Enem 2018 é uma experiência muito gratificante e digna de comemoração, assegurando e consolidando a qualidade do ensino e a garra de seus alunos na busca de novos caminhos por meio da educação.

A todos, os nossos parabéns e a certeza de que desejamos que colecionem mais e mais histórias com um final feliz para contarmos!

CINCO MAIORES NOTAS NO ENEM - TOTAL

NOME NOTA CURSO
TÚLIO CASTRO DE SOUZA 3636,6 INFORMÁTICA
FELIPE TEIXEIRA DE SOUZA 3536,9 AGROPECUÁRIA