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Avaliação Docente pelo Discente 2025.2

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Publicado: Segunda, 17 de Novembro de 2025, 22h58 | Última atualização em Segunda, 17 de Novembro de 2025, 22h58 | Acessos: 332

O período para avaliação docente no IF Goiano – Campus Posse estará aberto de 11 a 26 de novembro. Durante esse prazo, os estudantes deverão avaliar os professores que estão ministrando disciplinas no 2º semestre de 2025.

Para participar, os estudantes devem acessar o link específico para a avaliação com o seu número de matrícula e senha utilizada no Suap, disponível em <https://avaliacaodocente.ifgoiano.edu.br>

A Avaliação do Docente pelo Discente é sigilosa e desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino nos próximos semestres. Podem participar respondendo aos questionários os estudantes dos cursos técnicos e de graduação. A participação ativa e responsável dos discentes é essencial para o processo de melhoria contínua do ensino na Instituição.

Os itens de avaliação contemplam o planejamento do professor, o relacionamento dos professores com os alunos, os métodos de ensino e os procedimentos de avaliação. O resultado da avaliação é restrito à Comissão CPADD e ao Núcleo Pedagógico.

O questionário é constituído de dez itens a serem avaliados em conceitos de 0 a 10, conforme descrição dos itens a seguir:

 

1. Pontualidade e Assiduidade

Cumpre o início e término do horário de aula e a ministra regularmente.

2. Critérios de avaliação

Utiliza formas de avaliação diversas ao longo de cada ciclo avaliativo (por exemplo: provas individuais, em dupla, com consulta, provas com questões objetivas e discursivas, atividades em sala, trabalhos, seminários, projetos, etc), explicando os critérios e discutindo-os com a turma.

3. Metodologia de ensino

Ministra as aulas de diferentes maneiras (por exemplo: aulas expositivas, debates, aula prática, aula de campo, oficinas, trabalhos em grupo, seminários, etc.), sempre que possível, expondo o conteúdo de forma clara e utilizando linguagem compreensível.

4. Comprometimento com a aprendizagem

Compromete-se com a efetiva aprendizagem dos alunos, mostrando-se disponível, por exemplo, para atendê-los em suas particularidades de aprendizado.

5. Participação dos alunos

Incentiva a participação dos estudantes nas atividades programadas da disciplina, ouvindo seus questionamentos e contribuições.

6. Apresentação do Plano de Ensino

Apresenta, no início do semestre, a programação da disciplina, com objetivos, ementa, conteúdos, critérios de avaliação e referências.

7. Integração dos conteúdos

Busca relacionar, sempre que possível, os conteúdos de sua disciplina com o cotidiano, com a realidade econômica e social local, e com as demais disciplinas, da mesma ou de outras áreas do conhecimento.

8. Conhecimento dos conteúdos

Demonstra ter conhecimento do conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade.

9. Apoio ao aluno

O professor cumpre os horários de apoio previamente estabelecidos, mostrando-se disponível para sanar dúvidas e outras questões oriundas de sua disciplina.

10. Relacionamento

Favorece uma relação ética e de respeito mútuo, promove um clima de participação e trabalho coletivo.

 

Em caso de dúvida, o contato é pelo endereço eletrônico: nap.posse@ifgoiano.edu.br

 

Comissão CPADD

 

 

 

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