Seminário debate as experiências formativas na profissão docente

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 10h38 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 17h50 | Acessos: 1233

Participaram da mesa de discussões a Secretária de Estado da Educação de Goiás, professora Aparecida de Fátima Gavioli S. Pereira, e a representante da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, professora Giselly de Oliveira Lima. Os trabalhos foram mediados pela professora Maria Aparecida Alves da Silva.

A Secretária Aparecida de Fátima Gavioli discorreu sobre a necessidade do conhecimento prático, da experiência e da vivência em sala de aula para a formação docente. “Se queremos que os nossos professores tenham o desejo de ensinar, temos que mudar a maneira como formamos esses profissionais”, afirmou. De acordo com a professora, o grande desafio é “colocar gente que sabe o que está falando com gente que sabe o que está fazendo”.

Já a professora Giselly apresentou um breve histórico sobre as mudanças na estrutura curricular e destacou a formação docente voltada para a manutenção da equidade. A professora falou ainda sobre a formação continuada de professores em diferentes frentes, sendo elas: a formação promovida pelas Universidades e Institutos Federais, as oferecidas pela rede pública e o apoio à formação de discentes dos cursos de licenciatura por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

As atividades do período da tarde foram encerradas com a apresentação de pôsteres. Dos cerca de 400 inscritos, 280 foram aprovados e apresentados. Dentre eles, trabalhos ligados à educação, meio ambiente e comunicação.

Colaborou: Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos