Novo reitor do IF Goiano assume instituição em momento de desafios

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 10h15 | Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 16h10 | Acessos: 1238

Professor Elias de Pádua Monteiro estará à frente do IF Goiano pelos próximos quatros anos. O novo reitor fala sobre atual momento, metas e valores da gestão e apresenta nova equipe diretiva da reitoria.

“A situação é inédita grave e requer ações efetivas”. Com essas palavras, o novo reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias Monteiro, inicia sua gestão em meio ao caos provocado pelo novo Coronavírus. O reitor fala sobre o atual momento e os principais desafios para o seu trabalho em entrevista à Diretoria de Comunicação Social e Eventos. Nova equipe diretiva da Reitoria começou as atividades na quarta-feira, 1.

Elias, que já estava em exercício desde o último dia 13 de março, tão logo assumiu o cargo e já teve que fazer da sacada da sua casa o seu gabinete, local onde tem passado longas horas desde que as autoridades decretaram estado de pandemia e orientaram para o isolamento social das pessoas. Desde então, as ações de sua gestão estiveram voltadas para a adequação e reorganização da rotina da Instituição ao novo cenário. “Somos chamados a nos reinventar para superar a crise e a nós não cabe outra opção que não seja a do avanço, da resistência e da defesa do nosso bem maior, qual seja, uma educação transformadora”, destaca. Assim, medidas importantes, tomadas em consonância com as orientações de autoridades sanitárias mundial e do estado de Goiás, como a suspensão do calendário acadêmico e adesão ao trabalho remoto tiveram que prevalecer entre os novos dirigentes.

Para o reitor, todo momento de transição gera muitas expectativas e até mesmo insegurança, porém ao cenário atual é somado o agravante de uma crise na qual o mundo não estava preparado. Diante disso, o gestor conta com a dedicação, apoio e agradece o empenho de todos os servidores e assegura aos alunos que não haverá prejuízo das atividades acadêmicas.

Eleito pelo processo de consulta à comunidade, Elias espera que sua gestão siga um ritmo integrado, harmônico e colaborativo. “O nosso anseio é que consigamos ter um clima organizacional contagiante e motivador para o trabalho”, afirma. A nova equipe da gestão central do IF Goiano foi composta segundo os critérios de qualidade técnica e capacidade de gerenciar pessoas. “Espero que essa equipe seja proativa, influencie comportamentos, proporcione harmonia e direcionem caminhos”, comenta.

Histórico - Com 25 anos de experiência em docência, Elias começou sua trajetória na Instituição em 1995, como professor no Campus Ceres. Na unidade passou pelas coordenações de estágio curricular e de assistência ao educando, até assumir a direção geral do Campus. O professor possui doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduação em Letras Modernas pela Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício. Antes de se eleger como reitor, foi pró-reitor de Desenvolvimento Institucional durante oito anos nas gestões anteriores.

Elias falou também sobre as alterações realizadas no organograma e criação de novos setores e de como sua história o influenciará nessa nova caminhada. Clique nos links abaixo e veja a entrevista completa e como ficou a nova equipe diretiva da Reitoria.

Clique e leia a entrevista completa

Clique e conheça a nova equipe diretiva da Reitoria

Diretoria de Comunicação Social e Eventos