Calendário Acadêmico deverá ser retomado a partir de 20 de abril

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 11h23 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 10h36 | Acessos: 1816

Retorno das atividades se dará de forma não presencial. Estudantes sem internet poderão receber auxílio e terão garantia de reposição das atividades em EaD.

O Comitê Operativo de Emergência do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), juntamente com o Grupo de Trabalho Especial, em reunião realizada na quinta-feira, 16, determinou a autorização da retomada do calendário acadêmico, de forma não presencial, a partir do dia 20 de abril. Esse retorno deve ser realizado a critério de cada campus, com a utilização de meios e ferramentas de tecnologias da informação e comunicação – Educação a Distância (EaD). As ações serão centralizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

As regras para a retomada do calendário estão descritas na Portaria 731 (veja abaixo), que recomenda aos gestores, entre outros, a realização de um módulo piloto nos primeiros 15 dias, com poucas disciplinas. A partir desse piloto, será necessário avaliar as condições e o percentual de conectividade de cada turma; mecanismos de acessibilidade ou reposição para estudantes que não tiverem condições de acessar as aulas no período de isolamento e, também, a possibilidade de implementar um auxílio conectividade.

Isso significa que os estudantes estarão amparados pela Instituição caso seus respectivos campi optem pela continuidade das aulas por meio da EaD.  A fim de preparar os docentes para a utilização dessas ferramentas, a Instituição está oferecendo um curso de Moodle para educadores. Também há um curso de Moodle específico para os estudantes (veja links abaixo). Além disso, aqueles que comprovadamente não tiverem condições de acessar a internet para tais aulas terão a garantia do IF Goiano de reposição das atividades oferecidas em EaD.

O reitor do IF Goiano e presidente do Comitê Operativo de Emergência, Elias Monteiro, explica que tais medidas visam minimizar os prejuízos advindos desse momento de pandemia. “Nesse contexto adverso e de incertezas, são necessárias decisões que reafirmam a postura de protagonismo do IF Goiano. Queremos continuar ofertando uma educação de qualidade e aproximar, mesmo que virtualmente, a comunidade acadêmica”, justifica.

As aulas no IF Goiano estão suspensas desde o dia 16 de março, em atendimento a orientações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Também desde esta data, as atividades administrativas da Instituição ocorrem na forma de trabalho remoto. Aquelas consideradas não essenciais estão sendo realizadas pelos servidores em casa. A nova rotina incluiu diversas reuniões via webconferência e alinhamentos de setores por meio de grupos de redes sociais, além da produção de relatórios diários de atividades para prestação de contas.

Solidariedade - Apesar da paralisação do calendário acadêmico, diversos pesquisadores da Instituição estão se mobilizando em ações para auxiliar as autoridades sanitárias no combate à pandemia. Os laboratórios de diversas unidades da Instituição foram tomados por servidores e estudantes para produção de álcool gel, máscaras, sabão ecológico, entre outros.

Pesquisas e projetos de Extensão estão sendo desenvolvidos em parceria com outras instituições de ensino para difusão de novas técnicas, equipamentos e ferramentas que podem auxiliar as equipes de saúde e a população neste momento. Além disso, servidores se mobilizam em campanhas de doação de alimentos para distribuir a famílias carentes. Só na Reitoria, por exemplo, essa ação permitiu arrecadar e entregar, em uma única semana, quase cem cestas básicas.

Acesse:

Portaria 731, de 16 de abril de 2020

Curso de Moodle para professores e estudantes

Página de ações do IF Goiano na pandemia

Diretoria de Comunicação Social e Eventos