CNPQ

IF Goiano recebe prêmio de destaque na Iniciação Científica

Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 16h34 | Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 17h07 | Acessos: 597

Instituição venceu 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) na categoria mérito Institucional. Solenidade foi realizada na tarde da quarta-feira, 21.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu a premiação do 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 21, em evento online no canal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Instituto foi reconhecido na categoria Mérito Institucional com troféu e cotas adicionais de bolsas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Durante a cerimônia, o pró-reitor de Ensino, Virgílio Tavira Erthal, destacou a importância da conquista para a Instituição. "Estamos muito honrados em receber esse prêmio. O IF Goiano é uma instituição que atende cerca de 20 mil estudantes e que trabalha com pesquisa aplicada, extensão tecnológica, inovação e empreendedorismo. Sempre buscando se alinhar com os arranjos locais e regionais e trabalhar com foco na inclusão social".

Professor Virgílio, que representou o reitor Elias Monteiro, destacou também a importância da participação de nossos estudantes, bolsistas ou não, e servidores da Instituição que também estão sempre comprometidos com os diversos projetos de pesquisa desenvolvidos nas unidades.

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica foi instituído pelo CNPq em 2003 e é concedido de forma anual, com parceria da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O objetivo é premiar bolsistas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica que se destacaram durante o ano anterior, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final. Para cada uma dessas categorias são selecionados até três bolsistas, um para cada grande área do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes).

Na categoria Mérito Institucional são premiadas instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa. À instituição premiada são concedidas como premiação de 5 a 20 bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBIT, a depender do número de bolsas dessa instituição concedidas por meio de chamadas do CNPq.

Diretoria de Comunicação Social