Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Instituição recebe visita de discentes do Campus Iporá

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 10h13 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2022, 16h53 | Acessos: 621

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Agroquímica - PPGAq, o “Pós-graduação de Portas Abertas” recebeu alunos do curso de Química do Campus Iporá. Na ocasião, o grupo visitou laboratórios e participou de oficinas com pesquisadores do campus.

A semana teve início com uma experiência de integração entre as unidades de Rio Verde e de Iporá do Instituto Federal Goiano, especificamente nos contextos da pesquisa, ensino e extensão. Foi a primeira edição do evento “Pós-graduação de Portas Abertas”, organizado pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Agroquímica (PPGAq), coordenado pela professora Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionílio, com a colaboração dos professores Aurélio Rubio Neto (coordenador do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação - PPGBio) e Marco Antônio Pereira da Silva (coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos - PPGTA).

O grupo foi recepcionado no salão social do campus pelo diretor-geral, professor Fabiano Guimarães, e pelo diretor de pós-graduação, pesquisa e inovação, professor Adriano Jakelaitis. Em sua fala, o prof. Fabiano agradeceu a visita dos discentes e docentes do Campus Iporá, pontuando a importância de ações que promovam a interação entre as unidades da rede federal goiana. Posteriormente, o prof. Adriano Jakelaitis destacou o papel dos programas de pós-graduação no âmbito de incentivo ao acesso de discentes e da comunidade externa às pesquisas e os produtos tecnológicos desenvolvidos internamente.

A declaração do pesquisador alinha-se a um dos objetivos do evento, que é viabilizar a inclusão científica e despertar o interesse dos estudantes em seguirem carreira acadêmica ou buscarem especialização profissional. Integrante do comitê organizador do “Pós-graduação de Portas Abertas”, a profa. Suzana Maria frisa esse ponto, “Essa oportunidade de visitas aos ambientes de pesquisas permite ao estudante conhecer as possibilidades de continuação dos estudos dentro do IF Goiano, e melhor ainda no interior de Goiás”.

A profa. Suzana Maria coordena o PPGAq desde 2019, desenvolvendo iniciativas de inclusão científica e fortalecimento do programa no cenário acadêmico e projetos com o mercado privado. 

Recentemente, doze Programas de Pós-graduação Stricto Sensu ofertados pelo Instituto Federal Goiano aumentaram as suas notas na avaliação do quadriênio de 2017-2020 feita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A marca atingida é uma prova do fortalecimento da instituição goiana em nível nacional, colocando-a como uma opção de excelência em pós-graduação nas modalidades acadêmicas e profissionais. Deste montante, oito cursos tiverem aumento da nota 3 para 4, e um subiu o seu conceito de 4 para 5.

Mais do que demonstrar o potencial da Instituição na oferta destes cursos, o “Pós-graduação de Portas Abertas” é um evento que primou pela experiência de seus participantes, proporcionando tanto a professores, como estudantes, uma contextualização interativa dos diferentes cenários que englobam um cotidiano da pesquisa cientifica nas áreas correlacionadas à Química no campus.

Visita aos laboratórios: os visitantes conheceram 5 laboratórios dos 77 que integram a infraestrutura do campus, entre eles: o Laboratório de Ecofisiologia e Produtividade Vegetal (LECO), o Complexo de Laboratórios de Cultura de Tecidos Vegetais (CLCTV), o Laboratório de Pós Colheita de Produtos Vegetais (LPCPV), Laboratório de Química de Produtos Naturais (LQPN) e o Laboratório de Estudos Aplicados em Fisiologia Vegetal (LEAF). Estes espaços de inovação científica foram apresentados com a participação de seus respectivos docentes e discentes integrados às equipes de pesquisa. Desta forma, os visitantes conferiram de perto a realidade destes laboratórios por meio das pessoas que tornam as suas ações possíveis: os pesquisadores.

A profa. Fernanda Farnese fez a recepção do LEAF, laboratório que coordena e desenvolve atividades relacionadas aos estudos em fisiologia vegetal.

O trajeto da visita aos laboratórios foi alinhado de forma a proporcionar uma imersão em contextos científicos distintos em que a Química está presente, abrangendo o leque para diversos mercados, como o agronegócio que é uma especialidade de alguns destes ambientes visitados. Esta elaboração visou apresentar aos visitantes a abrangência do campo profissional (externo) e acadêmico da Química, que está presente tanto em áreas mais próximas, como nos âmbitos aparentemente distantes.

Uma das responsáveis pela caravana do Campus Iporá, composta por 26 discentes de graduação e duas docentes, é a profa. Nara Alinne Nobre da Silva, integrante do grupo de estudo Ludicidade e Ensino de Ciências na Formação Profissional do IF Goiano e do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI - UFG). Ao abordar a experiência da visita técnica, a profa. Nara Alinne disse, “Para nós docentes foi momento de estreitar as relações com outros/as servidores/as, ressaltando a importância das parcerias no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, além de conhecermos melhor a estrutura física e os projetos do Campus Rio Verde”.

Doutora em Educação em Ciências pela UnB (Universidade de Brasília), a pesquisadora também descreveu o evento como uma ação social e de integração, que proporcionou um momento ímpar na trajetória acadêmica dos discentes do Campus Iporá. A profa. Nara Alline ainda complementa, “Os/as estudantes retornaram com novos olhares para o próprio IF, uma mesma me disse "professora, eu não sabia que o IF tinha tanta coisa, agora eu já sei que quero fazer mestrado em Rio Verde, eu vou fazer Agroquímica", isso nos mostra a necessidade desse trabalho integrado entre os campi e traz à tona uma das premissas de constituição dos IF, a verticalização do ensino”.

A profa. Ana Karoline Silva Mendanha Valdo que também coordenou a caravana, pontuou a reação dos discentes em relação a visita aos espaços de pesquisa. “A percepção dos estudantes foi de vislumbre, muitos ficaram encantados com a infraestrutura dos laboratórios tanto quanto com os alunos e servidores que nos receberam”, Ana disse.

Nara Alline atua na área de Ensino de Química com projetos voltados à Formação de Professores, Experimentação, Epistemologia da Ciência e Produção de conhecimentos no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

 

Oficinas: no período vespertino, o “Pós-graduação de Portas Abertas” ofertou 3 oficinais para os visitantes, sendo elas:

- Avaliação de antioxidantes de produtos naturais, ministrada pelo Dr. Douglas Gontijo (Pesquisador visitante PPGAq);

- Processamento de derivados lácteos, ministrada pelo Dr. Marco Antônio Pereira da Silva (Pesquisador PPGTA e PPGZ);

- Manipulação de cosméticos: shampoos e emulsões, ministrada pela Msc. Gardênia Barbosa Carrijo em parceria com a Prizer Cosmetics, empresa referência do ramo na região.

Alinhada como um fortalecimento do PPGAq com a iniciativa privada no desenvolvimento de projetos, a oficina da pesquisadora Gardênia Barbosa Carrijo traz um contexto único, já que a ministrante foi discente do Agroquímica, no qual elaborou uma pesquisa em parceria com a Prizer Cosmetics. Perguntada sobre essa relação com o mercado que o programa tem fomentado em suas ações, ela diz, “Eu acredito que a parceria da instituição com as empresas locais é de suma importância, porque a gente consegue passar para o aluno uma experiência de vivência, de prática”. Em sequência, a pesquisadora e empreendedora, aborda a sua perspectiva como uma antiga egressa retornando ao campus, “Para mim é muito gratificante, muito emocionante mesmo, né? A gente tem o gostinho de saber que passou ali, por aquela instituição como discente, e hoje estar ali podendo passar um pouco da sua experiência para os alunos. Isso é muito gratificante pra mim como profissional”.

Relatando também a participação como ministrante de uma oficina, o prof. Marco Antônio definiu a ação como uma oportunidade de troca de experiências e de conhecimentos, caracterizando-o como um momento enriquecedor especialmente devido ao ânimo e a curiosidade apresentados pelos visitantes do Campus Iporá. Coordenador do PPGTA (Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos), Marco Antônio também exemplifica como a oficina possibilitou a demonstração prática de como a Química está presente em diferentes cenários da academia. “O que eles entenderam também, é que embora de serem da Química e estarem em uma atividade da Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos, as duas coisas andam juntas”, destacou o professor, pontuando em sequência uma série de matérias que englobam o segmento químico em seu programa, como Análise de Alimentos, Química de Alimentos e Bioquímica de Elementos.

Após a oficina, a turma aproveitou para saborear os alimentos que foram produzidos, como queijo frescal, doce de leite e ricota.

A profa. Nara Alline foi uma das participantes da oficina de processamento de derivados lácteos ministrada pelo prof. Marco Antônio, e ao ser questionada falou, “Foi muito dinâmica e abarcou como os conhecimentos químicos são importantes para a produção de alimentos”. A pesquisadora ainda acrescenta em sua fala a importância de uma oficina interativa e prática, “Essa parte de "aprender fazendo" em que teoria orienta nossa prática envolveu muito todos os participantes, e, para completar, comemos um doce de leite e um queijo frescal maravilhoso”.

Após a finalização das oficinas, a caravana do Campus Iporá fez uma última parada no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE), um espaço de inovação vinculado ao IF Goiano em parceria com o Governo do Estado, a Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e a Prefeitura de Rio Verde. Lá, os visitantes foram apresentados aos projetos mais recentes do centro, que visam difundir tecnologias para o campo em todos os níveis de produção e nos diversos segmentos que compõem a agricultura e a agropecuária.

Autoria: Ícaro Lunas – Bolsista de Comunicação da DPGPI.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página