8ª edição do Circuito Beija-Flor reúne estudantes de várias escolas

Publicado: Domingo, 11 de Junho de 2023, 10h31 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 12h37 | Acessos: 501

"Diversidades, Tecnologias e Meio Ambiente: estações pedagógicas pelos viés da educação socioambiental" foi o tema desta edição. As atividades foram organizadas pela Diretoria de Extensão,  Centro de EducAção Rosa de Saberes, IF LabMaker e Jardim Botânico de Rio Verde.

A edição deste ano foi programada para ocorrer dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente e levou estudantes de escolas do Ensino Médio e Fundamental de Rio Verde, Santa Helena e Paraúna à Instituição. Foram cerca de 800 alunos acompanhados de professores e equipe gestora de suas escolas.

Nas estações montadas nas proximidades da Reserva Ecológica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer projetos que são desenvolvidos no campus e conhecer de perto equipamentos que são utilizados nos laboratórios.

Eles também percorreram trilhas e encontraram diversos animais do cerrado pelo caminho. A cada passo, uma surpresa, onça parda, jaboti, leopardo, macacos, aves, cobras, tamanduá bandeira e tamanduá mirim, dentre outros, estavam espalhados pelas trilhas.

São animais empalhados e conservados nos laboratórios de Ciências Biológicas.

Os visitantes também foram orientados sobre os cuidados que se devem ter com animais peçonhentos.

A tecnologia também esteve presente nas estações.

Equipamentos, como drones, foram colocados à exposição.

Também houve momentos de conversa sobre questões de gênero e diversidades e práticas de yoga.

Na estação do Jardim Botânico os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas sementes da vegetação do Cerrado.

Até mesmo o lixo espacial foi colocado em pauta para que o visitante pudesse refletir sobre o destino deste tipo de material.

O tema desta edição foi "Diversidades, Tecnologias e Meio Ambiente" e todas as demonstrações foram feitas em torno dessa temática. Tudo cuidadosamente preparado pela Diretoria de Extensão juntamente com o Centro de EducAção Rosa de Saberes, o IF LabMaker e o Jardim Botânico.

As ações envolveram, diretamente, professores, técnicos administrativos de diversas áreas e alunos de cursos variados, incluindo os estudantes das licenciaturas que são bolsistas do PIBID e Residência Pedagógica, programas ligados à formação de professores.

O Circuito Beija-Flor é um projeto institucional, vinculado às ações do Jardim Botânico Rio Verde, com o objetivo de integrar a sociedade com a Instituição, numa perspectiva de sensibilização socioambiental e desenvolvimento do conceito de sustentabilidade com a promoção social.

Seção de Comunicação Social e Eventos