Mestrado em Formação de Professores e Práticas Educativas é lançado oficialmente
Solenidade reuniu no Campus Rio Verde o reitor do IF Goiano e os pró-reitores de Ensino, Pós-graduação e Desenvolvimento Institucional, além da equipe diretiva da unidade, alunos e professores ligados ao Programa.
O momento foi de celebração de uma conquista construída há mais de 15 anos. O Mestrado em Formação de Professores e Práticas Educativas chega para atender a uma demanda crescente de capacitação em nível stricto sensu na área.
Segundo dados apresentados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação, há mais de 20 mil professores sem formação em nível de mestrado e doutorado no estado e os programas existentes não são suficientes para atender a demanda. Atualmente, existem 8 programas na área do Ensino em Goiás, segundo dados da Plataforma Sucupira – Capes. Deste total, 4 estão em Goiânia, 1 em Jataí, 1 em Ceres, 1 em Anápolis e 1 em Urutaí.
O Programa de Formação de Professores e Práticas Educativas (PROFPPE) chega com o objetivo de capacitar, por meio da pesquisa, os profissionais de diversos setores da Educação, tanto para o exercício a docência, como para administração escolar, e apoio e assessoria pedagógica. O Programa, que conta com parceria de universidades estrangeiras, como a Universidade do Minho em Portugal e a Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, poderá se expandir para outros campi do IF Goiano.
Estiveram presentes no momento comemorativo, o reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua; o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação, professor Alan Carlos Costa; a pró-reitora de Ensino, professora Geísa D’Avila; e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Gilson Dourado.
Os diretores de Ensino; Pesquisa; Extensão; e Administração do Campus Rio Verde prestigiaram o evento ao lado do diretor-geral, professor Fabiano Guimarães. Também presente Denimárcio Borges, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Rio Verde. Alunos e egressos do curso de Especialização em Formação de Professores fizeram questão de comemorar a chegada do mestrado, para o qual sonham em ingressar.
Toda a trajetória de construção do Programa, desde a idealização até a aprovação, foi apresentada pelas professoras Rosenilde Paniago e Patrícia Gouveia, que estão à frente das atividades do novo mestrado. Segundo elas, todo o caminho consiste em uma construção coletiva acadêmica, social e cultural que contribui para a consolidação do campo de pesquisa de formação de professores.
Professor Elias ressaltou que o Mestrado em Ensino é uma oportunidade de olhar para dentro do próprio IF Goiano devido ao potencial que este possui para ser campo de investigação. “Aqui é onde a prática e teoria se encontram e fazem acontecer a Educação transformadora”.
Informações sobre o processo seletivo para ingresso da primeira turma serão divulgadas em breve.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais