Equipe gestora reúne com estudantes e apresenta situação financeira do campus
Líderes de turmas dos cursos técnicos e de graduação também tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas durante o encontro com os gestores da unidade.

Encontros entre a equipe diretiva e líderes estudantis fazem parte da proposta de uma gestão colaborativa, sobretudo, em momentos de significativa instabilidade financeira das instituições públicas
Neste segundo encontro do ano, o diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, apresentou ao grupo os valores necessários para o funcionamento da instituição e os cortes feitos no orçamento, que inviabiliza diversas ações, que incluem investimentos e até mesmo manutenções nas estruturas da unidade.
Também explicou os ajustes que a equipe está fazendo, por meio de definições de ações prioritárias, para minimizar os impactos sobre a comunidade acadêmica.
De acordo com o diretor de Administração e Planejamento, Élvys Fernandes, o corte no orçamento do Campus Rio Verde para o exercício de 2025 chega próximo a 600 mil reais. Esta redução impacta, sobretudo, a ação orçamentária que trata do funcionamento das instituições federais de ensino, comprometendo serviços essenciais, como, a manutenção da infraestrutura predial; a conservação e o conserto de equipamentos e sistemas, especialmente os aparelhos de ar-condicionado e manutenção da frota de veículos; pagamento de diárias a motoristas; realização de viagens técnicas e administrativas; dentre outras atividades indispensáveis à rotina institucional.
Outra ação orçamentária impactada com os cortes é a que trata da assistência estudantil. Nesse caso, fica comprometida a continuidade da oferta de bolsas e auxílios e demais ações fundamentais para a permanência e o êxito dos estudantes. Prof. Fabiano explicou que esta foi uma das prioridades da equipe diretiva em detrimento de outras, a fim de diminuir os impactos sobre aqueles que precisam de políticas de apoio para continuar os seus estudos.
Os cortes também podem interferir nas iniciativas voltadas à capacitação dos servidores, o que pode comprometer a realização de atividades voltadas à formação continuada e à atualização profissional, além de dificultar a manutenção e o aprimoramento dos sistemas administrativos, como os de compras, financeiro, contabilidade, contratos e patrimônio.
Sobre as demandas apresentadas pelos estudantes, o diretor-geral disse que todas serão avaliadas para encontrar a melhor forma de atendê-las e diz contar com a compreensão e o esforço de todos para atravessar esse período delicado. O gestor também informou que a tradicional Festa Junina do campus não será realizada este ano. Segundo ele, embora seja um importante momento de integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, os recursos destinados à realização da festa poderão ser utilizados para atendimentos emergenciais.
Uma nova reunião com os estudantes ficou agendada para o início do próximo semestre letivo.
Seção de Comunicação Social e Eventos
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