Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Eventos Integrados

Espaço Integra promove interação e conhecimento

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2025, 10h00 | Última atualização em Sábado, 04 de Outubro de 2025, 12h23 | Acessos: 245

Evento expôs projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação do IF Goiano.

Foram divulgadas tecnologias, processos e inovações desenvolvidos por pesquisadores, estudantes e docentes da Instituição
Foram divulgadas tecnologias, processos e inovações desenvolvidos por pesquisadores, estudantes e docentes da Instituição

Os eventos integrados do IF Goiano proporcionaram oportunidades especiais de interação e conhecimento para a comunidade. No Espaço Integra, o público pôde conhecer o trabalho de diversos laboratórios do IF Goiano, projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. Na chamada Vitrine Tecnológica, foram divulgadas tecnologias, processos e inovações desenvolvidos por pesquisadores, estudantes e docentes da Instituição. 

A estudante Karla Lima Bastos, que cursa ensino médio integrado ao curso técnico do Campus Campos Belos, trouxe ao evento um protótipo de óculos para cego. “Pode parecer estranho o nome, mas esses óculos possuem sensores que identificam a aproximação de qualquer objeto, vibrando com mais ou menos intensidade a depender da distância”, explicou a estudante. 

A jovem de 18 anos diz que a ideia dos óculos nasceu por ela se sensibilizar com pessoas próximas com deficiência visual e que já sofreram acidentes. “Já existem óculos desse tipo que apita ao detectar objetos na frente da pessoa, mas esse apito assusta um pouco e eu achei que a vibração seria menos agressiva”, complementa Karla. 

A estudante, que cursa o técnico em Informática para Internet, disse que o projeto é desenvolvido a partir de uma iniciativa extraclasse denominada Fábrica de Ciência. Ela explicou que apesar do seu curso não ser focado em hardware, a iniciativa permite aprender sobre o assunto. 

“No caso deste protótipo, nós consertamos componentes que seriam descartados como lixo eletrônico, por terem pequenos defeitos, e transformamos em algo novo”, afirmou. Além de aperfeiçoar a tecnologia, Karla contou que planeja adicionar sensores térmicos aos óculos para que o usuário consiga identificar melhor se o que está à sua frente é um objeto inanimado ou um animal, por exemplo.

Outras atrações - Também na Vitrine Tecnológica, o Polo de Inovação do IF Goiano apresentou seu portfólio de projetos com fomento da Embrapii. Em destaque estão as primeiras tecnologias do IF Goiano que foram transferidas para empresas parceiras. 

 “Todo projeto que desenvolvemos ocorre a partir de uma demanda real da iniciativa privada, o que aumenta muito as chances de que a tecnologia desenvolvida chegue de fato ao usuário final ou ao mercado”, explicou Gustavo Castoldi, diretor-geral do Polo de Inovação.

Logo ao lado estavam exposições do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) e do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), que são fruto de convênios do IF Goiano com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O Cebio expôs microrganismos, como fungos e bactérias, que foram prospectados, selecionados, conservados e multiplicados por pesquisadores e que possuem um reconhecido potencial de induzir a proteção de plantas contra pragas e doenças. Segundo o diretor-geral do Cebio, Alexandre Igor, esses são alguns dos microrganismos que estão sendo utilizados pelo centro para desenvolvimento de novos produtos e processos. 

Já o Ceagre chamou a atenção pelas demonstrações de tecnologias diversas e seus potenciais usos, tanto na educação quanto em atividades produtivas. Na vitrine do Ceagre era possível visualizar o uso de inteligência artificial para identificação e contagem de plantas germinadas, utilizar óculos de realidade virtual para simular pilotagem de drones e interagir com um mapa topográfico com fins educativos. Além disso, o centro levou ao evento um cachorro robô, programado para interagir com o público, e que fez sucesso principalmente entre as crianças. 

A exposição dos LabMakers, laboratórios de prototipagem do IF Goiano, mostrou diversas peças desenvolvidas pelos estudantes. Segundo eles, algumas peças são utilizadas em experiências sensoriais, inclusive em atividades didáticas para pessoas cegas. Outras peças expostas foram encomendadas para projetos específicos de ciência e tecnologia. 

Serviços – O espaço Integra Saúde, também presente no evento, agrega diversas iniciativas de promoção da saúde desenvolvidas pelo IF Goiano e por parceiros, que oferecem orientações e até mesmo alguns serviços básicos. O Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano (Naif) oferece à comunidade cursos rápidos de bordado, espanhol, desenho e crochê.  

A Prefeitura Municipal de Rio Verde, parceira dos Eventos Integrados, oferece ao público atendimento médico e odontológico, por meio de uma unidade móvel que está estacionada no evento. São disponibilizados ainda atendimento nutricional e vacinação, inclusive para animais. Também estão sendo distribuídas aos participantes mudas de diversas espécies nativas do Cerrado. 

A Universidade de Rio Verde (UniRV) também participa do evento, realizando testes e orientações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST). Já o Corpo de Bombeiros ofereceu aos participantes, na tarde desta terça-feira (30), uma oficina de segurança e prevenção de acidentes em ambientes de pesquisa, como laboratórios. No mesmo espaço a comunidade pode ter ainda orientações sobre educação no trânsito.

 

Comunicação Social - Redação Oficial dos Eventos Integrados

 

 

Fim do conteúdo da página