Plantio de 60 mudas de pés de pequi muda a rotina do campus

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 18h51 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 14h09 | Acessos: 1378

Ação festiva de integração com a natureza  mobilizou professores, alunos, técnicos administrativos e representantes da prefeitura, Câmara Municipal, entidades de classe e empresas da cidade. (Foto: Prof. Vicente Pereira, reitor do IF Goiano - fazendo o plantio da 1ª muda)

As mudas de pés de pequi, trazidas do estado do Mato Grosso, foram plantadas na lateral de uma das áreas de reserva do cerrado do campus, nas proximidades da Avenida do Pequi, no Bairro Gameleira. A ação faz parte do projeto Rio Verde Mais Verde, uma parceria da instituição, por meio do Jardim Botânico Rio Verde, com a prefeitura municipal, que prevê a arborização das principais avenidas e praças da cidade.

Antes do plantio, todos os convidados se reuniram para um bate-papo, seguido de um delicioso café da manhã. Além dos alunos, servidores do campus e dirigentes do IF Goiano, estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Lucivaldo Medeiros e os vereadores Marussa Boldrin e José Henrique de Freitas.  Na oportunidade, o reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, agradeceu aos parceiros pela dedicação que têm tido para com as ações do IF Goiano. ”É uma união que tem dado muitos frutos”, disse o reitor, reiterando que a avaliação do MEC, que coloca o Instituto entre as 10 (dez) melhores instituições públicas de ensino superior do Brasil, faz com que a responsabilidade aumente, necessitando de fortalecer ainda mais essa parceira.

Professor Anísio Correa da Rocha, diretor-geral do campus, também agradeceu as parcerias que se solidificaram neste ano de 2017, citando, inclusive a formação dos novos guardas municipais que ficará sob a responsabilidade do Campus Rio Verde. Sobre a escolha das mudas de pés de pequi para essa etapa da arborização, professor Anísio disse que é uma homenagem aos goianos, que tem um apreço especial pelo fruto. Segundo ele, em 8 anos os pés de pequi estarão dando frutos que serão compartilhados com toda a comunidade.

Plantio das mudas

Antes das mudas serem plantadas, o superintendente municipal do meio ambiente, Renan Silva Machado, falou da importância do Jardim Botânico para o município de Rio Verde, que dentre outros benefícios, ajudará na formação de  uma zona de amortecimento do calor, já que as árvores colaboram para a diminuição da massa de ar quente. Em seguida, explicou a técnica correta de manusear a muda durante o plantio para que não haja risco de não vingar.

A primeira muda foi plantada pelo reitor, professor Vicente. Simbolicamente, esta árvore representará a reitoria.  Todas as outras mudas também foram adotadas simbolicamente por representantes de cursos, de centros acadêmicos, de diretorias e departamentos do campus, além de representantes dos parceiros envolvidos nas ações, como Câmara Municipal, prefeitura, lojas maçônicas, supermercados Campeão, dentre outros. Cada campus do IF Goiano também ganhou sua árvore símbolo.

Confira fotos

Setor de Comunicação Social e Eventos