Alunos do campus visitam Memorial do Cerrado

Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 11h11 | Última atualização em Quarta, 02 de Mai de 2018, 14h01 | Acessos: 1674

Visita técnica foi oportunizada pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi).

Na ocasião, alunos de vários cursos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura afrobrasileira e indígena. Segundo, a professora Patrícia Gouveia, coordenadora do núcleo, o memorial é um importante lugar para o estudante vivenciar a história e cultura de negros e indígenas. Para ela, essa aproximação é primordial para sua formação.

O Memorial do Cerrado é um complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, em Goiânia. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. Em seus espaços também estão representadas as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.

Durante a visitação, o grupo de alunos do campus, conheceu a história evolutiva da terra, por meio de diversos cenários, e passeou por réplicas de fazendas e oficinas rurais, como as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria, etc. Também  conheceu uma aldeia indígena em tamanho original e um sítio geográfico, local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado. No local existe ainda uma trilha ecológica com 2 quilômetros de extensão, ideal para aqueles que querem se aventurar pela natureza interagindo com plantas e animais.

O Neabi é um núcleo que reúne professores, técnicos administrativos e alunos com o objetivo promover reflexões sobre questões étcnico-raciais e assim, contribuir para a superação de preconceitos e discriminação.

Setor de Comunicação Social e Eventos