A (des)construção do agronegócio foi tema de um dos minicursos ministrados na 70ª RR da SBPC

Publicado: Sábado, 19 de Mai de 2018, 19h48 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 13h35 | Acessos: 935

Ao todo foram ministrados 15 minicursos de 15 oficinas sobre assuntos diversos. Alguns deles incluíram atividades externas ao campus.

imagem sem descrição.

O minicurso intitulado ”A construção do agronegócio na região de planejamento Sudoeste Goiano” ministrado pelos docentes do IF Goiano - Campus Rio Verde, Roberto Eduardo Castillo Pizarro e Fernando Uhlmann Soares foi um dos que tiveram abordagens teóricas e práticas. A primeira etapa das atividades ocorreu no período da manhã, quando os professores apresentaram as diferentes formas de regionalizar Goiás e discorreram sobre as cadeias produtivas do leite, grãos, aves e suínos do estado e região do Sudoeste Goiano. O ponto central da discussão nesta etapa foi a proposta de desconstrução e reconstrução da visão de agronegócio tendo como partida o método dialético materialista.

No período vespertino aconteceu a prática de campo. Os alunos do minicurso, composto majoritariamente por profissionais graduados e pós-graduados, estudantes de agronegócio, zootecnia, agronomia e engenharias diversas foram levados pelos professores aos principais pontos de atuação do chamado agronegócio como, por exemplo, indústrias de insumos químicos, rações e alimentos. Durante o trajeto e nas paradas, os cursistas desvendaram quais os agentes ocultos por trás do modelo de agronegócio regional, enxergando aqueles que estão excluídos do processo.

Por fim, a turma percorreu o sítio urbano verificando os elementos iconográficos como os monumentos e prédios e identificando como a cidade manifesta suas intencionalidades materiais ou ocultas. Um curso com abordagem crítica que propõe um novo olhar sobre o desenvolvimento econômico.

A 70ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência terminou neste sábado, dia 19. Foram 5 dias dedicados a diversas atividades, como conferências, minicursos, oficinas, exposições, apresentações culturais, dentre outros. O tema desta edição foi o Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade.

Setor de Comunicação Social e Eventos