Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Aluno de informática ganha prêmio em equipe na Campus Party Brasília 2019 com robô Sputnik

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 19h45 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h11 | Acessos: 781

O Desafio Coca Cola foi lançado na Oficina de Chão na Campus Party Brasília 2019. Com o 1º lugar Murilo ganhou ingresso com direito a acampamento na Campus Party São Paulo 2020

Murilo vai para a Campus Party São Paulo em 2020
imagem sem descrição.

O aluno do 3º ano do curso de técnico integrado em Informática para Internet Geraldo Murilo Carrijo Viana Alves da Silva, do IF Goiano – Campus Trindade, fez parte da equipe que conquistou o primeiro lugar no Desafio Coca Cola lançado na Oficina de Chão na Campus Party Brasília 2019. Os prêmios foram mochilas, copos personalizados da empresa alimentícia e ingressos com direito a acampamento na Campus Party em São Paulo em 2020. Em Goiânia, a Campus Party vai acontecer pela primeira vez em setembro no Shopping Passeio das Águas.

Com focou na educação de crianças com um olhar especial para a reciclagem e a robótica, o desafio recebeu inscrição de 16 grupos e foi lançado no Workshop: Descomplicado a Robótica ministrado por Alexandre Casemonstro, que a 10 anos trabalha com Educação Tecnológica. O nome do robô da equipe vencedora é Sputnik – mesmo nome do primeiro satélite artificial da Terra produzidos pela pela União Soviética em 4 de outubro de 1957.

Com sua irmã Múria Carrijo, aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação (IFG – Campus Goiânia) e egressa do curso técnico de Automação Industrial do IF Goiano – Campus Trindade, Murilo trocou conhecimento e trabalhou ao lado dos alunos do Campus Goiânia: Joiro Gomes e Eduardo Vinícius, ambos do 4° ano de Eletrônica.

A equipe mista IF Goiano – Campus Trindade e IFG – Campus Goiânia trabalhou durante dois dias para o desafio nas bancadas da Campus Party no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Eles criaram um aplicativo que fala o que é a reciclagem; um Quiz, para testar os conhecimentos obtidos pelos usuários (crianças), e o robô que pega, carrega e coloca o material (orgânicos, plástico e vidro), separadamente, nos compartimentos apropriados.

O aplicativo foi pensado para o aprendizado das crianças e conta com usabilidade e pedagogia. O desafio maior do grupo pensar como realizar o movimento de pinça do robô, utilizando materiais simples (latinhas de refrigerante), motores e um kit Arduíno - conjunto de ferramentas de prototipagem eletrônica que tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos.

Pesquisa

Atualmente, Murilo é bolsista de iniciação científica no Campus Trindade no projeto: Desenvolvimento de um sistema gerenciador de substituição de aula. O projeto visa garantir o direito do aluno de receber reposição do conteúdo e carga horária referente a aulas não ministradas por docentes com a criação do Sistema de Gestão de Substituição de Aula.

Siga o Campus Trindade no Instagram @campustrindade

(Texto: Fabrizio Franco, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)

Fim do conteúdo da página