Warning: getimagesize(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:1416F086:SSL routines:tls_process_server_certificate:certificate verify failed in /var/www/joomla/home/plugins/content/social2s/social2s.php on line 1660

Warning: getimagesize(): Failed to enable crypto in /var/www/joomla/home/plugins/content/social2s/social2s.php on line 1660

Warning: getimagesize(https://eventos.ifgoiano.edu.br/media/static/eventos/capa_site.apng): failed to open stream: operation failed in /var/www/joomla/home/plugins/content/social2s/social2s.php on line 1660

Simpósio debate formação integral na educação básica e tecnológica

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 11h07 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 14h56 | Acessos: 326

O evento traz a pós-doutora Maria Ciavatta (UFF) com a palestra “O significado da educação omnilateral face à fragmentação dos processos formativos normatizados pela Lei 13.415/2017”. A organização é da professora do Campus Trindade e aluna do ProfEPT no Campus Ceres, Angela Domingues

Durante dois dias, nesta quarta-feira (08/03) e quinta-feira (09/03), acontece o Simpósio Trabalho Docente e Formação Omnilateral no IF Goiano - Campus Trindade. O evento é totalmente online, gratuito, com oferta de certificado (10 horas) e direcionado a docentes, alunos da área da educação e afins. O objetivo é promover reflexão e debate sobre a Formação Omnilateral (humana integral) e oportunizar mais conhecimento sobre temáticas relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica.

Efetue a sua inscrição no evento e garanta o certificado de participação

A participação da pós-doutora Maria Ciavatta (UFF) com a palestra “O significado da educação omnilateral face à fragmentação dos processos formativos normatizados pela Lei 13.415/2017” no primeiro dia é o principal momento do evento. A organização é da aluna Angela Domingues, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto no Campus Ceres. Angela também é professora no Campus Trindade.

Receba notícias por meio do canal no Telegram

Segundo a aluna, a motivação do Simpósio se deu a partir dos referenciais teóricos da pesquisa e amostras parciais de coleta de dados por meio da aplicação de questionário e entrevistas com os docentes do Campus Trindade. Ainda na fase de análise dos dados, Angela adiantou que um dos principais anseios dos professores do Campus Trindade é saber mais sobre o currículo integrado na perspetiva da educação básica, profissional e tecnológica.

De maneira simples e resumida, segundo Angela, o currículo integrado é um tema complexo e com diversas ramificações de pensamento ao unir disciplinas da área técnica e do núcleo comum (Português, Matemática, Filosofia, Sociologia, entre outras). O desafio na compreensão desse processo de formação engloba tanto o professor quanto o aluno.

Siga o Campus Trindade no Instagram

O Simpósio é um produto educacional e parte integrante da pesquisa em andamento “A Materialização da Formação Omnilateral no Instituto Federal Goiano - Campus Trindade: Discursos, Desafios e Perspectivas”, sob a responsabilidade da aluna e com orientação do professor doutor José Carlos Moreira de Souza.

Confira a programação completa do Simpósio no sistema de Eventos do IF Goiano

(Fabrizio Franco, jornalista na Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)