Campus Urutaí é sede de festival de arte e cultura

Publicado: Quinta, 15 de Novembro de 2018, 07h39 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 08h41 | Acessos: 2223

Entre os dias 5 e 9, IF Goiano Campus Urutaí sedia V FESTARCI, II FECICE e III SIMPEX.

Na última semana o Instituto Federal Goiano Campus Urutaí foi sede do V Festival de Artes e Cultura (Festarci),  III Simpósio de Extensão (Simpex) e II Festival Científico, Cultural e Esportivo (Fecice). Os eventos que iniciaram na segunda-feira, 05/11, e foram até sexata-feira, 09/11, contaram com a participação dos alunos de todos os campis do IF Goiano, além de toda comunidade em geral.

No dia 05, foi realizada a abertura oficial do II Fecice. Durante a solenidade os participantes assistiram a apresentação de dança das alunas da Companhia de Ballet Farley Mattos, e das apresentações musicais Projeto Mãos que cantam, e Lírica com o tenor Gabriel Mariano.  Além das apresentações, durante todo o dia, os alunos participaram de oficinas, minicursos e apresentações teatrais.

Na terça-feira,  as atividades iniciaram logo cedo com a Corrida de Rua, jogos esportivos, oficinas, minicursos e outra apresentação teatral. A noite ocorreu a abertura oficial do V Festarci e III Simpex. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades como, Magnífico Reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, Diretor Geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado, além de todos os diretores gerais dos Campis do IF Goiano. Durante sua fala, Prof. Vicente frisou a importância dos eventos para a integração da arte com as disciplinas tradicionais dos alunos. A abertura foi marcada com a apresentação da Congada de Catalão. Após a fala das autoridades, os participantes assistiram a apresentação musical da orquestra de Câmara de Pires do Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Palmelo. Em seguida, a Dupla sertaneja Evandro e Evandir encerraram o evento.

No dia 07, além de todas as atividades que os alunos já vinham participando foi realizado o concurso de Canto, Fotografia e Poesias. Os concursos contaram com a participação de alunos de diversos campis. Além disso, contou com a presença do poeta Edson de Oliveira (Dom Zé), que declamou vários poemas e versos de sua autoria.

Já na quinta-feira, ocorreu a feira de ciências dos alunos do ensino médio. Durante todo o dia alunos de diversas escolas vieram ao Campus para visitar a Feira de Ciências. Em paralelo, o III Simpex iniciou suas atividades com a mesa-redonda "Desafios da Extensão na educação Profissional", e em seguida com a apresentação da Orquestra de Violeiros de Cristalina. No período da tarde houve a apresentação de trabalhos e a palestra "Extensionista". A noite os participantes assistiram a apresentação de dança dos alunos de diversos Campis, e também da apresentação de Street Dance do bailarino Jefferson Brito, e do Grupo de dança do Colégio Normal de Ipameri, sob a coordenação de Ueiler Pacheco.

O último dia foi marcado com a apresentação do curta metragem "Under the sun", além da palestra com o diretor e ator do filme. Em seguida, os alunos assistiram a palestra "Cultura popular e meio ambiente", com o apresentador do programa Frutos da Terra, Hamilton Carneiro. Em paralelo, o III Simpex promoveram o II Encontro Regional do Programa Mulheres Mil". Os participantes assistiram a mesa-redonda "Mulheres no cooperativismo". Ao final todos se encontram para um almoço de confraternização.

II Encontro Regional do Programa Mulheres Mil do IF Goiano - Nesta edição o tema principal era "Cooperativismo e associativismo", e contou com a presença de 80 mulheres do Programa de Urutaí, Posse e Ceres. As participantes puderam participar de oficinas sobre como montar uma cooperativa e venda de produtos pelo PNAE e PAA. Além disso, durante o encontra assistiram a mesa-redonda "Mulheres no cooperativismo", que contou com relatos de duas cooperativas lideradas por mulheres. O Programa Mulheres Mil está presente em vários campus do IF Goiano, e passará a fazer parte também dos Campus Catalão e Campus Belos.

Concursos - Durante os eventos forma realizados concursos de canto, poema e fotografia. Na modalidade canto o primeiro colocado ficou com o grupo de alunos do Campus Hidrolândia, Eduardo Henrique, José Carlos e Gabriel Gonçalves, o segundo lugar ficou com a aluna Michelle Lares, e o terceiro com o trio Giovana Cristina, Gabriel Domingos e Bianca dos Santos. Já o concurso de poesia o primeiro lugar ficou com Tiago Oliveira, o segundo  com Samuel Martins, e terceiro com Giovanna Júnior. E o concurso de fotografia o primeiro lugar ficou com Ary Attab, o segundo lugar ficou com Thiago Moisés, e terceiro com Luiz Alexandre.

Acesse aqui a todas as poesias inscritas no concurso.

Acesse aqui a todas as fotografias inscritas no concurso.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí