IntegraTec, por e para estudantes

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 17h33 | Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 11h32 | Acessos: 1375

Recheada com mais de 60 atividades, Semana de Integração dos Cursos Técnicos traz o brilho de ter grande participação dos discentes na proposta, execução e recepção de atividades, num intercâmbio animador

Por Tiago Gebrim
Fotos: Alexandre Oliveira; Tiago Gebrim

O Campus Ceres realiza nesta quinta, sexta e sábado, 25 a 27 de abril, a terceira edição da IntegraTec, a Semana de Integração dos Cursos Técnicos. O evento teve abertura nesta manhã, com rápida fala dos organizadores e do diretor-geral, seguida de apresentação da Banda de Percussão do campus e palestra com o coach Marcelo Costa, egresso da Casa, que falou aos estudantes sobre busca e reconhecimento de propósito de vida.

Marcelo Costa, egresso do Campus Ceres, foi o palestrante convidado para a abertura da III IntegraTec

Proposta inicialmente como um evento correspondente às semanas dos cursos de graduação – que hoje, similarmente, são realizadas em um único evento –, a IntegraTec surpreendeu desde o início pela adesão dos estudantes dos cursos técnicos, principalmente os das modalidades de Ensino Médio Técnico. A ideia foi comprada a ponto de, atualmente, a maioria das atividades ministradas estarem nas mãos dos próprios estudantes.

Foi com essa reflexão que a professora Mônica Brainer, coordenadora da IntegraTec 2019, iniciou a apresentação do evento. “Sabemos que é difícil levar vocês a congressos e eventos [por características como idade e número de integrantes em cada turma]. Em vez disso, porque não trazer a experiência para cá e dividi-la com os colegas? O legal deste evento é que a maioria das palestras, das atividades serão ministradas por vocês mesmos”, enfatizou.

E haja atividades. Nos três dias de realização da IntegraTec, a programação contabiliza 64 atividades, entre palestras, minicursos, apresentações e o campeonato de jogos eletrônicos, que ocorrerá no sábado, dia 27. As propostas puderam ser submetidas por quaisquer estudantes ou servidores do Campus Ceres, por meio de formulário on-line. Conforme a organização do evento, foram mais de 80 ideias. Já quando se fala da quantidade de inscritos como participantes, o número ultrapassou cinco centenas.

Palestra Gestão do tempo, ministrada pela servidora Clariany Cardoso, foi direcionada igualmente aos ingressantes no Ensino Médio Técnico e àqueles que já estão com a cabeça no Enem

Pela pluralidade de áreas dos cursos que compõe a IntegraTec e de estudantes proponentes, já seria esperado que as atividades refletissem diferentes áreas do conhecimento, formando um mosaico em que cabem os interesses de todos, de uma forma ou de outra. Exemplos disso foram algumas atividades ministradas já neste primeiro dia do evento, como as palestras Gestão do tempo: ferramentas para melhorar o desempenho nos estudos, Identificação de serpentes no cerrado, Python for Girls: introdução a programação e Código de Trânsito Brasileiro: direitos e deveres dos condutores.

De cima para baixo, as palestras A arte de reciclar - artesanatos para estudoIdentificação de serpentes no cerrado, e Código de Trânsito Brasileiro: direitos e deveres dos condutores

Para acompanhar as próximas atividades e não perder os assuntos do seu interesse, acesse a página do evento e veja a programação.

Ascom Campus Ceres