Warning: getimagesize(http://portal.conif.org.br/images/Fotos/Fotos_2019/8_Agosto/Capa-do-Livro.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /var/www/joomla/home/plugins/content/social2s/social2s.php on line 1660

Livro traz abordagem ampla e aprofundada sobre educação profissional no Brasil

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 14h34 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 23h47 | Acessos: 463

Obra é composta por 15 capítulos, sendo a maioria escrita por docentes e mestrandos do programa ProfEPT. Professor do Campus Ceres é um dos colaboradores

Temas em Educação Profissional e Tecnológica é o título da publicação lançada (clique para acessar) nesta semana em evento no Instituto Federal Fluminense (IFF). A obra, organizada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), Francisco das Chagas Silva Souza, e pelo professor da mesma instituição Albino Oliveira Nunes, trata de temas gerais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

“Há uma importância acadêmica (dar visibilidade a um campo da ciência que ainda é pouco pesquisado se comparado a outras áreas da educação) e também política, visto que estamos passando por uma série de reformas e a EPT vem sofrendo rebatimentos e correndo o risco de se voltar apenas à formação para o mercado ao invés de se preocupar com a formação ampla do trabalhador”, afirmou Francisco.

Composta por 15 capítulos, a maioria dos textos da coletânea foi escrita por docentes e mestrandos do ProfEPT e tem como escopo ampliar os debates sobre a modalidade de ensino. Os artigos versam sobre questões como políticas e financiamento relativos à educação profissional brasileira, formação de professores, currículo integrado e inovação em sala de aula, dentre outros.Entre os autores está o professor José Carlos de Souza, do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que junto a outros pesquisadores entrega o texto Educação Profissional Agrícola em Goiás: das escolas agrotécnicas ao Instituto Federal Goiano.

Lançamentos – A publicação foi lançada dia 21 de agosto em evento promovido pelo IFF, com palestra da professora Giselle Rôças que expôs o tema “Os Desafios da Pesquisa e da Pós-Graduação para os Institutos Federais”. A obra também será lançada na reunião de gestores nacionais e coordenadores locais do ProfEPT, que será realizada de 27 a 30 de agosto no Instituto Federal de Brasília (IFB), e também durante o V Colóquio Nacional de Educação Profissional.

Fonte: Bárbara Bomfim/ Assessoria de Comunicação/ Conif (adaptado)