Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

III Dia do Químico inova com palestras virtuais e público nacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 10h57 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 21h16 | Acessos: 596

Evento tradicional do curso de Química foi realizado totalmente on-line, e trouxe pesquisadores da UFPI e de dois institutos da USP

Por Fabiana Marques e Tiago Gebrim

 

A coordenação do curso de Licenciatura em Química do Campus Ceres promoveu, entre 15 e 17 de junho, o III Dia do Químico, evento em comemoração ao dia do profissional da área, comemorado em 18 de junho. O evento, com duração de três dias, trouxe um palestrante a cada encontro, para tratar de temas sensíveis à Química.

A primeira palestra, no dia da abertura do evento, foi ministrada pelo professor doutor Paulo Cézar Vieira, com o título Gengibre: descobrindo aplicações além da culinária. A fala incluiu pesquisas realizadas ao longo da carreira do palestrante, demonstrando aplicações de metabólitos que compõem o Gengibre como potenciais agentes antitumorais.

A segunda apresentação, realizada em 16 de junho, foi ministrada pelo professor doutor Roberto Alves Luz, com o inquietante tema A Ciência é POP? Deveria ser. Roberto Luz tratou de aspectos em relação à popularização da ciência, além de diferentes formas e estratégias para abordar e levar o conhecimento Químico à diferentes públicos discentes.

“Foi uma discussão extremamente rica, e o atual momento demonstra o quão importante tem sido valorizar a prática docente, e além de tudo reinventar meios para que o ensino e ciência não perca a qualidade”, enfatizou a professora Fabiana Marques, coordenadora do curso de Química e organizadora do III Dia do Químico.

Por fim, a última palestra ocorreu no dia 17 de junho, sendo ministrada pelo professor doutor Emanuel Carrilho. Intitulada Covid-19: prevenção, diagnóstico e tratamento... tudo passa pela química!, a explanação conseguiu fechar o evento com grandeza, discutindo um pouco sobre a química da Covid-19, desde a composição do vírus que a causa até os meios de prevenção, diagnóstico e tratamento, etapas que dependem e muito do conhecimento de Química de profissionais da área. O dia de encerramento concentrou o pico de participações, com mais de 200 acessos simultâneos à sala do Google Meet.

 


Participantes externos – Além dos estudantes de Química do Campus Ceres, o evento contou com participantes inscritos de 23 estados diferentes do País, dando destaque para Goiás, Piauí, São Paulo e Ceará. Ao todo, envolveram-se 97 instituições diferentes. Tal fato pode estimular com que futuros eventos, presenciais, possam adotar a participação remota de estudantes e palestrantes.

Sobre esse assunto, opina Fabiana Marques: “O evento pôde contar com palestrantes de grande renome nacional e internacional, e sem nenhum custo financeiro à instituição, isso é um grande diferencial. Além disso, foi possível a interação com inúmeras pessoas de diferentes estados do país, o que leva o nome e divulgação do IF Goiano”.


>>> Confira a íntegra do evento, nas transmissões gravadas: 15 de junho | 16 de junho | 17 de junho

 

 

Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página