Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

IF Goiano lança Programa de Residência Profissional Agrícola

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 18h06 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 22h14 | Acessos: 275

Iniciativa tem o objetivo de qualificar recém-egressos de ciências agrárias por meio de treinamentos práticos e supervisionados

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na noite de terça-feira, 30, cerimônia que marcou o lançamento do Programa de Residência Profissional Agrícola na Instituição. Desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a iniciativa tem o objetivo de qualificar recém-egressos de ciências agrárias por meio de treinamentos práticos e supervisionados.

O IF Goiano foi a única instituição de ensino goiana contemplada com dois projetos, ambos do Campus Ceres, sendo um na área de Agronomia e outro em Zootecnia. No total, inscreveram-se ao edital do Mapa 14 projetos do Estado de Goiás. Por meio do programa, estudantes egressos terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia de empresas parceiras no período de um ano.

A proposta tem ideia semelhante à conhecida residência médica realizada por profissionais que estão concluindo o curso de Medicina e vai possibilitar experiência e o desenvolvimento de habilidades que o mundo do trabalho requer. “Queremos que os residentes desenvolvam as competências necessárias para atuar no mercado – e elas vão muito além do conhecimento técnico”, ressaltou durante a cerimônia de lançamento o representante do Ministério da Agricultura, Werito Melo.

De acordo com o profissional, em todo o país foram 454 propostas inscritas, vindas de 26 estados e de 87 instituições federais de ensino. No total, 943 residentes serão atendidos pelo programa.  O IF Goiano contemplará, neste primeiro momento, 16 estudantes dos níveis técnico e superior, que vão atuar em 12 empresas selecionadas.

Para a pró-reitora de Extensão do IF Goiano, Geísa Boaventura, além da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, o programa permitirá, também, o constante diálogo com o setor produtivo e fortalecerá a política de egressos do IF Goiano. Para os futuros residentes, a participação é uma grande oportunidade. “A residência vai complementar a nossa base e nos fará ganhar experiência para trabalhar com aquilo que amamos”, revela a estudante Natália Fonseca. “Não é fácil conseguir emprego nesta pandemia e o programa vai nos abrir portas”, lembra Rafaela Feliciano.

Além de Werito, Geísa, Natália e Rafaela, a cerimônia teve a participação do reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, do diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, dos coordenadores dos projetos de residência em Agronomia, Luís Sérgio Rodrigues, e Zootecnia, Paulo Ricardo de Sá, além de Ênio Gontijo Júnior e Flávia Freire, representantes de empresas que vão receber residentes do IF Goiano.

 

Assista à cerimônia de lançamento

 

 

Diretoria de Comunicação Social

Fim do conteúdo da página