IF Goiano lança Programa de Residência Profissional Agrícola

Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 18h06 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 22h14 | Acessos: 275

Iniciativa tem o objetivo de qualificar recém-egressos de ciências agrárias por meio de treinamentos práticos e supervisionados

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na noite de terça-feira, 30, cerimônia que marcou o lançamento do Programa de Residência Profissional Agrícola na Instituição. Desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a iniciativa tem o objetivo de qualificar recém-egressos de ciências agrárias por meio de treinamentos práticos e supervisionados.

O IF Goiano foi a única instituição de ensino goiana contemplada com dois projetos, ambos do Campus Ceres, sendo um na área de Agronomia e outro em Zootecnia. No total, inscreveram-se ao edital do Mapa 14 projetos do Estado de Goiás. Por meio do programa, estudantes egressos terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia de empresas parceiras no período de um ano.

A proposta tem ideia semelhante à conhecida residência médica realizada por profissionais que estão concluindo o curso de Medicina e vai possibilitar experiência e o desenvolvimento de habilidades que o mundo do trabalho requer. “Queremos que os residentes desenvolvam as competências necessárias para atuar no mercado – e elas vão muito além do conhecimento técnico”, ressaltou durante a cerimônia de lançamento o representante do Ministério da Agricultura, Werito Melo.

De acordo com o profissional, em todo o país foram 454 propostas inscritas, vindas de 26 estados e de 87 instituições federais de ensino. No total, 943 residentes serão atendidos pelo programa.  O IF Goiano contemplará, neste primeiro momento, 16 estudantes dos níveis técnico e superior, que vão atuar em 12 empresas selecionadas.

Para a pró-reitora de Extensão do IF Goiano, Geísa Boaventura, além da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, o programa permitirá, também, o constante diálogo com o setor produtivo e fortalecerá a política de egressos do IF Goiano. Para os futuros residentes, a participação é uma grande oportunidade. “A residência vai complementar a nossa base e nos fará ganhar experiência para trabalhar com aquilo que amamos”, revela a estudante Natália Fonseca. “Não é fácil conseguir emprego nesta pandemia e o programa vai nos abrir portas”, lembra Rafaela Feliciano.

Além de Werito, Geísa, Natália e Rafaela, a cerimônia teve a participação do reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, do diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, dos coordenadores dos projetos de residência em Agronomia, Luís Sérgio Rodrigues, e Zootecnia, Paulo Ricardo de Sá, além de Ênio Gontijo Júnior e Flávia Freire, representantes de empresas que vão receber residentes do IF Goiano.

Assista à cerimônia de lançamento

Diretoria de Comunicação Social