Parceria do Campus garante realização do projeto "Nós Propomos!" em colégio de Iporá

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 23h09 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 23h40 | Acessos: 632

Parceria foi confirmada em evento realizado entre os dias 04 e 08 de novembro no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Goiânia.

imagem sem descrição.

O professor Michel Rezende da Silveira, do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, participou da mesa-redonda "Cidade, cidadania e escola", no evento XIV Seminário Educação e Cidade e VIII Colóquio do LEPEG, com o tema “Cidade, Cidadania e Escola: concepções e procedimentos para o Ensino de Geografia”, expondo sua atuação como pesquisador do Projeto Nós Propomos! Goiás nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Iporá, entre 2018 e 2019.

Os resultados desta pesquisa também foram expostos pelos discentes, na forma de banners, no dia 07 de novembro, durante a IX Semana de Ciência e Tecnologia.

Para o ano de 2020 o Professor Michel passa a compor a equipe de pesquisa no contexto do Ensino Fundamental, atuando como colaborador na realização da pesquisa no Colégio Estadual Odilon José de Oliveira.

Nós Propomos!

O projeto Nós Propomos é uma referência internacional de projeto desenvolvido com alunos do ensino secundário, que intervêm e interagem com o espaço, com as autoridades locais e com os demais atores.

Criado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/Portugal, e desenvolvido em 5 países no mundo, dentre eles o Brasil, tem como principal papel fazer com que os alunos observem a cidade onde moram, identifiquem problemas locais e apresentem propostas de resoluções.

Em Goiás o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG), desenvolve o projeto Nós Propomos! Goiás, que objetiva atuar no processo de formação do conhecimento geográfico dos alunos em práticas espaciais cidadãs, a partir do uso de projetos de intervenção, implementados em aulas de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, de modo associado ao uso dos fascículos didáticos da Rede de Pesquisa em Educação e Cidade (REPEC), que é constituída por professores da UFG, UEG e UCG, alunos de graduação e pós-graduação, professores de Geografia da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

Acesse:
Álbum de Fotos - Apresentação de trabalhos na IX Semana de Ciência e Tecnologia